Revista de imprensa internacional

  • Juliana Nogueira Santos
  • 26 Junho 2017

Duas empresas japonesas não começaram bem a semana, enquanto para Elon Musk e a sua Space X o fim de semana foi de vitórias. Estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Para a Toshiba e a Takata, esta semana não está a começar bem, sendo que uma pode ser despromovida da bolsa de Tóquio e a outra não teve alternativa senão a insolvência. Alternativa foi aquilo que o Royal Bank of Scotland encontrou na Índia, para onde vai transferir alguns postos de trabalho por causa do Brexit. Quem não tem medo do imprevisto é o Deutsche Bank, que, mesmo com o Brexit, investiu em Londres, bem como Elon Musk, que tem dado passos largos em direção ao espaço. Estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional esta segunda-feira.

Reuters

Fabricante de airbags Takata pede insolvência

A japonesa Takata, empresa envolvida em polémica devido a airbags defeituosos, pediu insolvência nos Estados Unidos e no Japão. A empresa indicou que já tem um comprador, por 1,6 mil milhões de dólares (cerca de 1,4 mil milhões de euros): a Key Safety Systems.

Os produtos da empresa eram usados por marcas como a Honda, Toyota ou a Ford e as falhas detetadas estão ligadas a, pelo menos, 17 mortes. Com os investidores a antecipar uma falência iminente, as ações e obrigações acabaram por afundar. A negociação está suspensa na bolsa de Tóquio.

(Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Financial Times

Toshiba cai depois da decisão de despromoção

A Toshiba tem vivido tempos complicados. As elevadas perdas sofridas pela fabricante japonesa custaram-lhe quedas acentuadas em bolsa, tendência que agora está a acelerar. O facto de ter passado a apresentar cerca de 582 mil milhões de ienes de capitais próprios negativos levou a uma despromoção automática da cotada da primeira secção do Tokyo Stock Exchange. O anúncio da saída do mercado de referência — equivalente à saída do PSI-20 em Portugal para o índice geral da bolsa de Lisboa — levou os títulos a afundarem ainda mais.

(Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

Business Insider

Ativista entra no capital da Nestlé. Quer mudanças

Daniel Loeb, investidor e ativista, anunciou que detém mais de 1% do capital da gigante alimentar Nestlé e prometeu já mudanças. Esta posição, que valerá cerca de 3,4 mil milhões de euros, será o maior investimento do empresário que já conta com 20 anos de experiência.

Assim que a posição foi divulgada, o fundo de Loeb, Third Point, exigiu aos investidores da Nestlé que esta vendesse a sua posição na marca de cosméticos L’Oreal, justificando isto com a necessidade de melhorar margens e de abandonar negócios fora do seu âmbito principal.

(Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Bloomberg

A porta giratória da City por causa do Brexit

Se o Brexit tem assustado os negócios — como é o caso do Royal Bank of Scotland que anunciou que vai transferir mais de 400 postos de trabalho para a Índia –, o Deutsche Bank não teme. O banco alemão comprou dois edifícios no bairro de Southbank, no centro de Londres, por 395 milhões de dólares.

“Apesar do Brexit, Londres é e continua a ser um dos locais mais atraentes para investimentos imobiliários na Europa”, disse um dos responsáveis do imobiliários do Deutsche Bank, em comunicado.

(Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

The Verge

Space X completa, com sucesso, duas aterragens em dois dias

A empresa de Elon Musk conseguiu enviar dois foguetes para o espaço em cerca de 48 horas, aterrando estes com sucesso. Este fim de semana vitorioso para a Space X afirmam-se como um sinal de força daquela que quer revolucionar o paradigma.

Este foi o nono lançamento desde ano que, em apenas seis meses, já se avista o mais bem-sucedido da história da empresa.

(Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião