De Braga com mira no Médio Oriente, PluggableAI levanta 1,75 milhões

A nova injeção de capital vai permitir startup reforçar a equipa, hoje com cinco pessoas, para 17 até meados de 2025. Querem fechar parcerias com organizações desportivas, festivais e programas de TV.

A startup portuguesa PluggableAI, responsável pela criação de tecnologias de engajamento com fãs já usada em eventos como o Rock In Rio, acaba de fechar uma ronda seed de 1,75 milhões para acelerar o processo de internacionalização e crescimento da equipa. Com sede em Braga, o mercado europeu e o Médio Oriente são as geografias na mira da expansão.

“Atuamos principalmente no mercado nacional e procura expandir para os mercados europeu e Médio Oriente. A internacionalização está pendente do crescimento da equipa nas áreas de growth e business, não serão abertas filiais”, adianta Bruno Fernandes, CEO e cofundador da PluggableAI, ao ECO.

Liderada pelo fundo GED Tech Seed, gerido pela sociedade de capital de risco GED Ventures, a ronda contou com a participação da Portugal Ventures (PV), sociedade de capital de risco do Banco de Fomento, que deu seguimento ao investimento realizado, em 2022, numa ronda pré-seed (no valor de 100 mil euros), ao abrigo da Call INNOV-ID, que permitiu a expansão inicial do negócio. Com esta ronda, eleva-se assim para os 1,850 milhões de euros o montante já levantado no mercado pela startup de Braga.

Atuamos principalmente no mercado nacional e procura expandir para os mercados europeu e Médio Oriente. A internacionalização está pendente do crescimento da equipa nas áreas de growth e business, não serão abertas filiais.

Bruno Fernandes

CEO e cofundador da PluggableAI

“Para a PluggableAI, este é um passo fundamental e necessário. Permitir-nos-á crescer a equipa e acelerar o negócio a uma velocidade que, de outra forma, não seria possível. Valida também o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela equipa nos últimos meses, não só pelo interesse demonstrado por diversas capitais de risco, mas também pelo follow-on da PV. Estamos muito entusiasmados por poder continuar a contar com o apoio da PV e, de hoje em diante, poder contar e trabalhar com a GED Ventures no crescimento da PluggableAI”, diz o CEO da startup de Braga, em comunicado.

Crescer equipa e reforçar parcerias

A nova injeção de capital vai permitir à startup reforçar a equipa. Hoje “somos cinco elementos e estamos a recrutar ativamente. Pretendemos crescer até às 11/12 pessoas até final de 2024 e até às 17 pessoas até meados de 2025″, adianta o CEO ao ECO. Procuram perfis tecnológicos (IA, mobile e full-stack) e business consultant, sales e growth.

Fundada em 2022 e incubada na Startup Braga, com sede no edifício cultural GNRation, no centro histórico de Braga, a PluggableAI “desenvolve tecnologias focadas na criação e fortalecimento de ligações emocionais entre pessoas e marcas”. Em concreto, desenvolveu a tecnologia Fanmeter, que utiliza IA e sensores para criar estratégias de engajamento como o “Fan of the Match” ou o “The Festival Lover”, ferramentas já usadas, entre outros, pelo “Sporting Clube de Braga para premiar os seus adeptos, nos jogos em casa, durante a temporada 2024/2025 ou pelo Rock in Rio, proporcionando experiências mais interativas e premiando os seus festivaleiros.”

“A tecnologia desenvolvida vai permitir trazer mais adeptos para o desporto e fãs para eventos. Cremos que esta tecnologia poderá ser usada por equipas e organizadores de eventos pelo mundo fora e, por isso, tem um grande potencial de crescimento. A aposta na PluggableAI reforça o nosso compromisso de apostar em empresas pre-seed, com tecnologia demonstrada, mas ainda com pouca tração, reconhecendo que existe aí um nicho no mercado por explorar e que poderá trazer maiores retornos aos nossos investidores”, diz João Pedro Silva, diretor de Investimentos da GED Ventures, citado em comunicado.

Nos próximos meses, a startup pretende “fechar novas parcerias e colaborações com organizações desportivas, como Federações, Ligas e Clubes, aumentar a sua presença em festivais, e trazer inovação a programas televisivos”, informa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

De Braga com mira no Médio Oriente, PluggableAI levanta 1,75 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião