Os habitantes de Madrid optam pela Fundación Jiménez Díaz com 70.000 candidaturas de livre escolha
A Fundación Jiménez Díaz registou mais de 78.100 entradas contra pouco mais de 7.400 saídas, números que fazem deste hospital o maior recetor de doentes que decidem mudar de centro.
A Fundación Jiménez Díaz é o hospital da Comunidade de Madrid com maior procura por parte dos pacientes como centro de livre escolha e o que apresenta o melhor equilíbrio entre os cidadãos que o solicitaram e os que abandonaram o seu atendimento para escolher outro centro de saúde. Assim o consta no Monitor del Sistema Hospitalario de la Comunidad de Madrid, que é preparado pela Planta Doce, e que teve em conta os dados dos últimos relatórios publicados pelos respetivos centros.
Só entre 2021 e 2022, foram geradas mais de 290.000 admissões de livre escolha nos centros de alta complexidade da região. No entanto, apenas os hospitais universitários Fundación Jiménez Díaz e Gregorio Marañón têm um saldo positivo entre os pacientes que entram e os que saem.
A Fundación Jiménez Díaz registou mais de 78.100 entradas contra pouco mais de 7.400 saídas, números que fazem deste hospital o maior recetor de doentes que decidem mudar de centro, com um saldo final positivo de mais 70.700 doentes.
Apesar destes números, o centro de alta complexidade é o que tratou mais pacientes em 2022 (com um total de 1.266.314 pacientes), apresentando, de forma recorrente, um tempo médio de espera para cirurgia mais baixo, especificamente 24,8 dias, de acordo com os últimos dados do Sermas.
O Hospital Universitário Gregorio Marañón também tem um saldo positivo, embora neste caso tenha registado cerca de 11.400 entradas e 9.500 saídas no saldo de pedidos de livre escolha de centro.
Por outro lado, destaca-se o Hospital Universitario La Paz, com 11.300 consultas de entrada e cerca de 50.700 de saída. O Hospital Universitário Ramón y Cajal registou um saldo negativo entre entradas e saídas de 21.194 consultas; o Hospital Universitário 12 de Octubre, um saldo negativo de 16.042 consultas; o Hospital Clínico San Carlos, 6.449 consultas; o Hospital Universitário Puerta de Hierro-Majadahonda, 6.054 consultas; e o Hospital Universitário Princesa, uma migração para outros hospitais de 4.894 doentes.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Os habitantes de Madrid optam pela Fundación Jiménez Díaz com 70.000 candidaturas de livre escolha
{{ noCommentsLabel }}