O luxo, a moda e a alta relojoaria assinam a sua simbiose com Barcelona, tendo como pano de fundo a America’s Sailing Cup

  • Servimedia
  • 18 Setembro 2024

A Louis Vuitton reafirma a sua posição e marcas como a Panerai aterram na cidade com Rabat, a empresa anfitriã de referência da alta joalharia e da relojoaria.

A celebração da America’s Cup em Barcelona tornou-se a melhor montra da cidade e da sua projeção mundial. Grandes marcas de diferentes setores apoiam uma competição com 171 anos de história que é considerada o terceiro evento desportivo com maior impacto depois dos Jogos Olímpicos e do Campeonato do Mundo de Futebol.

Louis Vuitton, patrocinador oficial desta 37.ª edição, deu o pontapé de saída do evento em maio com o seu desfile de moda “Cruise” e a cidade abriu-se progressivamente ao mar para assistir ao vivo, a partir do final de agosto, às regatas entre as equipas, que são apoiadas por grandes marcas de moda de luxo e de relojoaria.

Enquanto as tripulações neozelandesas, americanas, italianas e suíças aplicam a sua melhor estratégia no mar, estas empresas de renome aproveitam a sua presença para reforçar a sua projeção internacional e deslocam temporariamente o seu epicentro para a capital catalã para se aproximarem do público e dos compradores.

Coincidindo com a America’s Cup, a milha dourada de Barcelona, o Paseo de Gracia, também alcançou o seu destaque particular com uma proposta que tem grandes referências de luxo e à qual se juntaram aberturas como a exclusiva loja Tudor ou a Isdin House.

A abertura mais recente é a da marca Panerai, que abriu a sua primeira boutique em Barcelona muito perto da Diagonal. E fá-lo de mãos dadas com uma empresa espanhola estabelecida no sector da alta joalharia e da relojoaria: a Rabat, seu distribuidor oficial desde há muitos anos.

A Panerai reafirma, segundo a empresa ítalo-suíça, o seu compromisso com o mercado espanhol e dá visibilidade à sua colaboração com a equipa italiana de vela Luna Rossa Prada Pirelli.

A sua chegada completa também a proposta premium que a alta relojoaria tem vindo a tecer progressivamente nesta emblemática artéria comercial de Barcelona. A Rabat, a partir da sua loja de referência na Casa Codina, ao lado de La Pedrera, tem actuado como catalisador e anfitrião de uma oferta que se distingue por uma estratégia de excelência e fidelização de clientes que procuram a personalização em jóias ou relógios de grandes marcas. De facto, a empresa conta já com cinco estabelecimentos ao longo do Paseo de Gracia. Durante o concurso, o grupo está a efetuar visitas às bases e passeios de barco com profissionais e clientes do iatismo.

Rabat foi também o motor da chegada de outras marcas de renome à capital catalã, como a Hublot e a sua primeira boutique em 2023, ou, no passado mês de junho, a Tudor, que, desde a sua criação, mostra também o seu compromisso com o mundo das regatas de competição e com a America’s Cup, enquanto parceiro oficial de cronometragem da equipa suíça Alinghi Red Bull Racing.

Outras marcas de relógios também se envolveram nas regatas, como a Omega, com um duplo estatuto: parceiro da Emirates Team New Zealand e cronometrista oficial da competição.

A simbiose entre a alta relojoaria, o mar e a vela quer aproximar-se do público e ligar-se a novos públicos, e muitas marcas de luxo estão a organizar eventos e lançamentos ao longo destas semanas para aproveitar o potencial de uma competição que, segundo as estimativas da Barcelona Nautical Capital, terá um impacto na economia local de mais de 1.200 milhões de euros. Além disso, permitiu a criação de mais de 19.000 postos de trabalho e um número estimado de 2,5 milhões de visitantes até outubro, quando termina a regata.

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