Fundação Jiménez Díaz prepara os participantes do I Desafío Santalucía Seniors em Los Andes
Os membros da expedição receberam formação específica em preparação, aclimatação à zona e prevenção de lesões para os ajudar a enfrentar todos os desafios e a superá-los de forma mais eficaz.
Desde a passada sexta-feira até ao final deste mês, cinco mulheres e homens com mais de 65 anos atravessarão a Cordilheira dos Andes, pondo à prova a sua força física e mental através de atividades como o trekking e o BTT, guiados e aconselhados por exploradores e atletas, graças à primeira edição do Desafío Santalucía Seniors Perú 2024, à qual a Quirónsalud se juntou como Parceiro de Saúde, dado o seu compromisso com a promoção de hábitos de vida saudáveis em qualquer idade.
A Fundação Jiménez Díaz desempenha um papel fundamental nesta iniciativa, que visa demonstrar que é possível levar uma vida ativa em qualquer idade e promover uma longevidade positiva e a integração dos idosos na sociedade. Após os exames médicos realizados no verão para certificar que os membros da expedição estavam preparados para enfrentar os testes a que serão submetidos durante a sua estadia no Peru, todos receberam formação específica para os ajudar a superar eficazmente os desafios.
A Dra. Almudena Fernández-Bravo, responsável pela Unidade de Medicina Desportiva e Terapias Regenerativas do hospital madrileno, partilhou a sua experiência e conhecimentos com os participantes no desafio em termos de preparação, aclimatação à zona e prevenção de lesões, para que possam “desfrutar do desafio e beneficiar das vantagens do desporto, também a partir dos 50 anos”. Lembrou que “o declínio funcional que ocorre à medida que envelhecemos pode ser retardado em pessoas activas, e a combinação de uma nutrição adequada, exercício físico e mental e uma perspetiva positiva da vida melhora a longevidade geneticamente predeterminada”.
CONSELHOS DE SAÚDE
O Dr. Fernández-Bravo recordou ainda orientações importantes para a preparação do desafio, como ter pronto um kit básico de alpinismo a 5.000 m, incluindo vestuário adequado que possa ser usado “em camadas”, elementos de segurança como arnês, capacete, machado de gelo, grampos, lanterna de cabeça, mosquetões e cordas de alpinismo, bem como proteção ocular e solar e tudo o que é necessário para garantir uma hidratação e nutrição adequadas (filtros de água, refeições prontas, barras, géis, frutos secos, etc.).
De igual modo, para evitar o “mal de altitude” (falta de adaptação do organismo à altitude, que pode aparecer a mais de 2500 m acima do nível do mar e após 6-10 horas de subida), o Dr. Fernández-Bravo recomendou um ritmo de subida progressivo (não subir mais de 500 m por dia e fazer pausas a cada três ou quatro dias), bem como uma boa hidratação, refeições ligeiras ricas em hidratos de carbono, descanso adequado e evitar o álcool e o tabaco.
Quanto às lesões mais frequentes resultantes das caminhadas ou do montanhismo, salientou as bolhas, as entorses e as distensões, para as quais recomendou o uso de meias e botas adequadas e a utilização de bastões de trekking; a hipotermia, que pode ser combatida com roupa seca e um cobertor; as queimaduras solares, que podem ser evitadas com camisas de manga comprida, um chapéu e protetor solar com mais de 30 anos; e a desidratação, para a qual recomendou a ingestão de água ou de bebidas com eletrólitos.
Salientou ainda a importância do aquecimento antes da atividade, dos alongamentos e da aplicação de frio nos músculos e articulações no final, e de encontrar um ritmo pessoal para evitar a fadiga respiratória.
ASSISTÊNCIA MULTIDISCIPLINAR
A Unidade de Medicina Desportiva e Terapias Regenerativas da Fundación Jiménez Díaz é responsável pela prevenção e tratamento destes problemas, coordenada pelo Dr. Fernández-Bravo, e tem como um dos seus pilares a promoção do exercício como ferramenta terapêutica. Dispõe de equipas especializadas em desporto e oferece todas as técnicas e tratamentos disponíveis, incluindo terapias biológicas e regenerativas, para avaliar, tratar e acompanhar atletas profissionais e não profissionais.
O seu portfólio de serviços inclui a Unidade de Traumatologia Desportiva e Coluna Vertebral, Fisioterapia, Cardiologia, Medicina Desportiva, tratamento da dor e terapias biológicas e regenerativas, que estão a avançar no tratamento de várias patologias do aparelho locomotor. Tudo isto com o apoio de um hospital geral como a Fundación Jiménez Díaz, orientado para a prevenção de lesões desportivas e o seu tratamento, reabilitação e readaptação, com o objetivo de promover o exercício como ferramenta terapêutica, concluiu o Dr. Fernández-Bravo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Fundação Jiménez Díaz prepara os participantes do I Desafío Santalucía Seniors em Los Andes
{{ noCommentsLabel }}