O país vai para eleições se não houver OE? “Se não houver OE há uma crise”, diz Marcelo sem desfazer tabu
Presidente da República avisou esta segunda-feira que qualquer solução que seja não haver Orçamento do Estado é "uma má solução", apelando a todos que trabalhem para aprovar o documento.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, avisou esta segunda-feira que se não houver Orçamento do Estado “há uma crise política e económica”. Sem responder se convocará eleições caso a proposta do Governo seja chumbada, o Chefe de Estado destacou que “qualquer solução que não seja passar o Orçamento é má” e que, ao contrário de Espanha, o Executivo não é maioritário, o que dificulta governar com duodécimos. Ainda assim, disse que continua a acreditar que “vai acontecer Orçamento”.
Marcelo Rebelo de Sousa voltou a realçar a importância de haver um entendimento em torno do Orçamento do Estado e adiantou que a reunião do PS com o Governo é um primeiro passo para trabalhar numa solução, que será fundamental para evitar uma crise.
“Qualquer solução que não seja passar o Orçamento é má”, reforçou. Questionado sobre se irá convocar eleições, num cenário em que o documento seja chumbado, ou se irá deixar o Governo em duodécimos, Marcelo, sem falar diretamente em eleições, destacou que, ao contrário de Espanha, em Portugal “estamos a falar de um governo minoritário“.
O Chefe de Estado referiu ainda que “se não houver orçamento significa que nenhuma daquelas promessas [do Governo] vai ser cumprida”, notando que “adiam-se decisões que são importantes para a vida das pessoas”.
“Continuo fisgado nessa. Acho que vai acontecer Orçamento“, reforçou Marcelo Rebelo de Sousa, insistindo que a única solução passa mesmo pela aprovação do Orçamento e apelando a todos os intervenientes para trabalharem nesse sentido.
Depois de alguns dias a com o Governo a acusar o PS de falta de vontade para negociar o OE, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, e o líder do PS, Pedro Nuno Santos, agendaram para esta sexta-feira uma reunião para discutir o documento, naquele que é o primeiro passo para negociar e evitar uma nova crise política no país, que pode conduzir a um cenário de eleições antecipadas.
(Notícia atualizada às 12:56)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O país vai para eleições se não houver OE? “Se não houver OE há uma crise”, diz Marcelo sem desfazer tabu
{{ noCommentsLabel }}