Universidade Alfonso X el Sabio apresenta o primeiro “Guia de IA generativa” para estudantes

  • Servimedia
  • 23 Setembro 2024

Com o objetivo de os ajudar a compreender e aplicar esta tecnologia na sua formação académica e futura carreira profissional.

A iniciativa surge na sequência dos resultados do primeiro Observatório do Impacto da Tecnologia nas Profissões, realizado pela universidade junto de mais de 2.000 estudantes e 400 professores e profissionais, que revela que 63% dos estudantes consideram que a IAG será fundamental para o seu desenvolvimento profissional.

A UAX apresentou este manual sobre a utilização da IA generativa aos seus alunos durante o evento de início de ano organizado hoje no campus de Villanueva de la Cañada, que serviu para dar as boas-vindas aos alunos novos e veteranos que estudarão este ano na Universidade Alfonso X el Sabio, tendo acesso a formação na utilização da IA generativa e preparando-se para a sua incorporação no mercado de trabalho com as competências e aptidões exigidas pelas empresas.

“A IA generativa é um potenciador das competências e da produtividade dos profissionais e sabemos que as empresas a estão a adotar. Na educação, pode ajudar os alunos em tarefas como a realização de trabalhos, o desenvolvimento de projectos ou a preparação para exames, oferecendo amplas possibilidades de personalização para otimizar a aprendizagem. Por esta razão, na UAX criámos este guia, disponível tanto para a nossa comunidade como para estudantes externos, a fim de os ajudar a compreender como funciona a Inteligência Artificial e promover uma utilização ética e responsável desta tecnologia para garantir um impacto positivo na sociedade”, afirma Lola Vivas, Diretora de Inovação Pedagógica da Universidade Alfonso X el Sabio.

O guia oferece uma visita interativa que permite aos alunos aprender conceitos-chave sobre a utilização da IA, como a criação de prompts para obter resultados precisos, a identificação de alucinações em sistemas de IA e princípios de ética para compreender como ocorrem os enviesamentos e os deepfakes. Também aborda a importância da transparência na sua formação e utilização, e inclui medidas de segurança a considerar quando se utilizam ou analisam dados com a IA generativa.

O guia tem uma vocação prática que promove a reflexão ativa e crítica dos alunos sobre a IA generativa. Por isso, inclui exercícios para ajudar os alunos a desmistificar alguns dos mitos que rodeiam a GII, tais como se esta tecnologia pode diminuir a capacidade cognitiva do utilizador ou se pode destruir postos de trabalho, entre outros. O manual é completado com estudos de caso que guiarão os estudantes na aplicação desta tecnologia no seu quotidiano.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade Alfonso X el Sabio apresenta o primeiro “Guia de IA generativa” para estudantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião