“Damsel” de Juan Carlos Fresnadillo, o filme mais visto do ano em todo o mundo com 143 milhões de espectadores
O último filme do realizador de Tenerife, Juan Carlos Fresnadillo, é já a longa-metragem mais vista em todo o mundo no primeiro semestre de 2024, segundo anunciou a empresa Netflix.
Damsel”, que conta com mais de 143 milhões de visualizações na plataforma de conteúdos em streaming líder no mercado audiovisual, catapulta um realizador espanhol para o pódio dos filmes mais vistos pela primeira vez na história.
Em segundo lugar está o filme “Lift: A First Class Heist”, do realizador norte-americano Gary Grey, e em terceiro “The Snow Society”, do realizador catalão Juan Antonio Bayona. A imprensa cinematográfica de Hollywood já está a destacar o facto insólito de, pela primeira vez, dois cineastas espanhóis figurarem no ranking dos realizadores dos filmes mais vistos no planeta.
Juan Carlos Fresnadillo mostrou-se muito “entusiasmado e satisfeito” com os dados revelados pela Netflix e já destacados por todos os meios de comunicação internacionais especializados na indústria cinematográfica. O filme foi também escolhido como o melhor thriller do ano nos prémios britânicos NFA, uma distinção atribuída pela National Film Academy com base nos votos de mais de quatro milhões de espetadores. Para além disso, esta última obra do realizador canário detém outro precioso recorde que nenhum outro cineasta espanhol, e muito poucos no mundo, alguma vez alcançou: ‘Damsel’ é um dos três filmes mais vistos na história da Netflix.
Damse” é protagonizado por Millie Bobby Brown, Robin Wright e Angela Basset, entre outras estrelas internacionais. O filme, que foi rodado em Portugal e Inglaterra, desenvolve um enredo de aventura e fantasia em que uma princesa tem de lutar pela sobrevivência quando descobre que vai ser sacrificada depois de se casar.
PRÉMIO TABURIENTE 2024
Estes factos que engrandecem a carreira de Juan Carlos Fresnadillo coincidem com o Prémio Taburiente que a Fundação Diário de Avisos lhe atribuiu há apenas uma semana e que lhe será entregue, juntamente com os outros vencedores, numa gala que terá lugar no dia 24 de outubro no Teatro Guimerá, em Santa Cruz de Tenerife.
Fresnadillo é o cineasta canário com maior projeção internacional. A sua vocação de contador de histórias vem da fotografia, que sempre esteve presente na sua vida e carreira, e serve de ponto de partida para contar histórias. Com a sua primeira obra, “Esposados”, ganhou mais de quarenta prémios nacionais e internacionais e tornou-se o primeiro cineasta espanhol de curtas-metragens a ser nomeado para um Óscar em Hollywood.
Filmou a sua primeira longa-metragem, “Intacto”, nas Ilhas Canárias, com um elenco estelar liderado por Max von Sydow e Leonardo Sbaraglia, tendo ganho dois prémios Goya da Academia Espanhola de Cinema e seis outras nomeações. Londres foi o cenário dos seus filmes seguintes, “28 Weeks Later”, a sequela do aclamado filme de Danny Boyle com Robert Carlyle, e “Intruders”, com Clive Owen, com o qual abriu o Festival Internacional de Cinema de San Sebastian em 2011.
Sem abandonar o género de fantasia, foi para Hollywood participar como produtor executivo nas séries “Falling Water” e “Salvation” e, este ano, o seu nome voltou a ressoar com “Damsel”, um filme que em apenas seis meses bateu recordes e fez história.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Damsel” de Juan Carlos Fresnadillo, o filme mais visto do ano em todo o mundo com 143 milhões de espectadores
{{ noCommentsLabel }}