Finlandesa Alinor prepara abertura de filial em Portugal

Startup que ajuda as equipas de procurement a fazer pedidos de cotação, com recurso a IA, está a preparar nova ronda de investimento ainda para este ano.

Da esquerda para a direita, Tarek Samy e Dennis von Kraemer, cofundadores da Alinor.

A finlandesa Alinor, plataforma que permite às equipas de procurement nas empresas fazer pedidos de cotação com recurso a Inteligência Artificial, está a preparar a abertura de uma filial em Portugal. Hoje, a startup integra o espaço da Startup Lisboa, mas “no futuro [planeia] expandir para outra localização em Lisboa”. Startup planeia este ano uma nova ronda de investimento.

“Acreditamos que o ecossistema de startups português está todos os anos cada vez mais robusto, a população portuguesa é também proficiente ao nível do domínio do inglês, por isso é fácil comunicar com potenciais parceiros ou clientes no país e construir relações sustentáveis”, Dennis von Kraemer, cofundador da startup finlandesa com Tarek Samy.

“Portugal tem uma série de empresas inovadoras com as quais pretendemos trabalhar, em particular na energia renovável, utilities e outros projetos orientados para outros setores”, comenta o cofundador da startup. “Por agora estamos a utilizar o espaço de incubação da Startup Lisboa, mas no futuro estamos a planear expandir para outra localização em Lisboa“, aponta, sem avançar datas.

Somos uma equipa pequena com uma mão cheia de pessoas mas iremos recrutar mais pessoas até ao final do ano, início do próximo ano depois da nossa próxima ronda de financiamento. Há muitas pessoas talentosas em Portugal e iremos contratar localmente se se enquadrarem com o nosso perfil.

Dennis von Kraemer

Cofundador da Alinor

A startup, que está a desenvolver uma plataforma de procurement com base em IA para “ajudar as empresas a automatizar a forma como criam os requisitos para os fornecedores e fazem pedidos de cotação (RFQ), olha para o mercado nacional como “um hub tech e um mercado de vendas e pretendemos expandir a nossa presença aqui em todos os sentidos”.

Dennis von Kraemer não adianta números sobre o que poderá ser a equipa local da Alinor. “Somos uma equipa pequena com uma mão cheia de pessoas mas iremos recrutar mais pessoas até ao final do ano, início do próximo ano depois da nossa próxima ronda de financiamento”, diz. “Há muitas pessoas talentosas em Portugal e iremos contratar localmente se se enquadrarem com o nosso perfil”, diz.

A última ronda de financiamento, cujo valor não é conhecido, foi em outubro de 2022, segundo a TechCrunch. Dennis von Kraemer admite uma nova ida ao mercado está nos planos, mas também não revela objetivo de angariação de capital. “Levantamos previamente capital e estamos a preparar uma nova ronda no final de outubro ou início de novembro. Não queremos revelar publicamente o valor da ronda.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Finlandesa Alinor prepara abertura de filial em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião