Casa do Impacto financia startups com 10 mil euros para responder aos desafios ambientais

Uma solução de vermicompostagem, uma plataforma de retalho online e uma solução para o setor da habitação são os vencedores da 3.ª edição do programa de aceleração Triggers.

A Humiverso, a RA-RO e a Digna Engenharia foram as três startups vencedoras da 3.ª edição do Triggers, programa de aceleração da Casa de Impacto que visa apoiar startups com soluções inovadoras para responder aos desafios ambientais. Ao todo, as startups receberam 10 mil euros de financiamento.

Trata-se de “um cohort que reflete uma visão clara sobre como transformar desafios ambientais em oportunidades. Os projetos finalistas trazem uma energia renovada ao ecossistema da sustentabilidade, ajudando-nos a delinear um caminho para um futuro mais sustentável e promissor através das suas soluções”, diz Nuno Comando, head of programs, investment & communications da Casa do Impacto, citado em comunicado.

A Humiverso — que desenvolve máquinas modulares que transformam resíduos orgânicos em fertilizante orgânico, através da utilização de vermicompostagem com minhocas” — foi a vencedora, tendo a startup de Pedro Carvalho e Rafael Crisóstomo recebido um prémio de 5.000 euros.

“A sua abordagem inovadora de vermicompostagem e descentralização do tratamento de resíduos é um exemplo claro do potencial transformador que procuramos no Triggers. A sua solução não só responde a um problema ambiental urgente, como também tem a capacidade de ser replicada e escalada, com potencial de impacto concreto”, diz Nuno Comando.

A RA-RO ganhou o segundo lugar, tendo recebido um prémio de 3.000 euros, além de incubação e mentoria, com a sua”plataforma de retalho online que foca na preservação da herança de produção artesanal, biodiversidade e técnicas de produção ancestrais, oferecendo produtos selecionados através de curadoria”. A equipa é composta por Luís Serra, Tiago Reis e Sérgio Carvalho.

A Digna Engenharia ficou em terceiro lugar, arrecadando 2.000 euros, bem como incubação e mentoria. Liderado por Evelin Mello, o projeto “apresenta uma solução tecnológica social para o setor da habitação, com foco no desenvolvimento de comunidades sustentáveis e na prestação de serviços que abordam questões habitacionais complexas.”

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Casa do Impacto financia startups com 10 mil euros para responder aos desafios ambientais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião