A aliança “Fundamentals” lança um novo roteiro para promover a saúde mental no ambiente de trabalho
A primeira aliança de empresas empenhadas em promover a saúde mental no local de trabalho, “Fundamentales”, apresentou um roteiro destinado a promover o bem-estar mental entre os seus profissionais.
Este novo quadro de ação, alinhado com as orientações de apoio publicadas pela União Europeia sobre as boas práticas de trabalho para as pessoas com problemas mentais, é um instrumento de promoção da saúde mental.
O novo quadro de ação, alinhado com as orientações da União Europeia sobre boas práticas de trabalho para pessoas com problemas de saúde mental, reforça o tema do Dia Mundial da Saúde Mental 2024, que se centra no “Trabalho e saúde mental, uma ligação fundamental”.
O roteiro inclui um quadro comum para a saúde mental nas organizações, indicadores de autoavaliação (KPI) para determinar a saúde mental organizacional e uma ferramenta de auto-diagnóstico. Além disso, oferece diretrizes de ação que orientam as empresas no seu caminho para se tornarem espaços inclusivos e de apoio, promovendo uma abordagem preventiva e colaborativa.
Também define um curso de ação, que estabelece um plano de ação para gerir casos de desestabilização mental ou emocional. O documento especifica os papéis de cada interveniente na organização, salientando a importância de uma abordagem multidisciplinar em que trabalhadores, colegas, chefias e gestores de RH trabalham em conjunto.
Durante a cerimónia de apresentação, realizada no Colégio Oficial da Psicologia de Madrid e no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, foi anunciada a incorporação de um novo membro na aliança: Seat. Esta organização junta-se a outros membros como Astara, AstraZeneca, Banco Santander em Espanha, Daikin, HP e Indra através da sua filial Minsait.
Para além disso, a WTW foi introduzida como novo membro colaborador, juntando-se aos membros honorários: Fundación Manantial, Conselho Geral de Psicologia, Câmara de Comércio de Madrid e Dr. Celso Arango.
Desta forma, “Fundamentales” reafirma-se como um espaço de consenso no qual empresas, associações e atores-chave trabalham em conjunto para contribuir para a melhoria do bem-estar da sociedade.
O Presidente da AstraZeneca Espanha e Presidente da Fundamentales, Rick R. Suárez, afirmou que “a saúde mental é a base sobre a qual se constrói uma sociedade próspera e resiliente”. “Infelizmente, os problemas de saúde mental estão a aumentar a um ritmo alarmante, representando atualmente a principal causa de incapacidade no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Já não basta reagir: é preciso antecipar e agir com determinação”, afirmou.
Por conseguinte, defendeu que é necessário “sermos agentes ativos da mudança, proporcionando espaços seguros, inclusivos e de apoio. Mas para ter um impacto verdadeiramente significativo e duradouro, temos de trabalhar em conjunto. Só com a colaboração de todos os atores da sociedade, tanto do setor público como do privado, conseguiremos quebrar o silêncio e eliminar o estigma em torno da saúde mental”.
O primeiro vice-presidente do Conselho Geral de Psicologia de Espanha, José Antonio Luengo Latorre, sublinhou que “a saúde mental está em causa no dia a dia”, mas “o momento é agora”, porque “a saúde mental e a promoção do bem-estar psicológico são uma parte fundamental do bom desenvolvimento das nossas organizações e, especialmente, das pessoas que as compõem”.
Eduardo Gómez Casado, conselheiro económico da Representação da Comissão Europeia em Espanha, sublinhou que “cerca de metade dos trabalhadores europeus considera que o stress é comum no local de trabalho”. “A Comissão Europeia está empenhada em enfrentar este problema de frente, para o bem dos nossos trabalhadores e da nossa economia. Devemos não só apoiar os trabalhadores com problemas de saúde mental, mas também criar locais de trabalho que previnam estes problemas”, afirmou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A aliança “Fundamentals” lança um novo roteiro para promover a saúde mental no ambiente de trabalho
{{ noCommentsLabel }}