O Hospital Geral Universitário de Villalba incorpora a crioablação para o cancro da mama na sua carteira de serviços

  • Servimedia
  • 7 Outubro 2024

Esta técnica consiste na ablação térmica pelo frio para tratar lesões benignas e malignas, e deve ter sempre uma perspectiva multidisciplinar, estabelecida através do Comité de Tumores da Mama.

O Hospital Universitario General de Villalba, um hospital público da Comunidade de Madrid, realizou recentemente o seu primeiro procedimento de crioablação para tratar um caso de cancro da mama numa paciente para a qual a cirurgia convencional estava contra-indicada.

Este procedimento inovador, que faz parte das técnicas de ablação térmica, utiliza o frio para destruir as lesões tumorais, tanto benignas como malignas. O tratamento foi aprovado pelo Comité de Tumores da Mama do hospital, composto por especialistas em Ginecologia, Oncologia, Radiologia e Cirurgia Geral e Digestiva, assegurando uma abordagem multidisciplinar.

A crioablação é uma técnica relativamente recente, utilizada em casos muito específicos devido à rigorosa seleção dos doentes. De acordo com o Dr. Carlos Cárcamo, especialista do Serviço de Radiodiagnóstico do hospital, “esta técnica consiste na ablação térmica com recurso ao frio para tratar lesões benignas e malignas”. “Nos tumores malignos, está atualmente reservada a doentes com cancro da mama em que a cirurgia está contra-indicada”, acrescenta, sublinhando que ‘deve ser sempre realizada numa perspetiva multidisciplinar estabelecida pela Comissão de Tumores da Mama’.

Este procedimento, que começou a ser realizado em Espanha por volta de 2019, é ambulatório, permitindo que o paciente regresse a casa no mesmo dia da intervenção, uma vez que requer apenas anestesia local. “A recuperação é quase imediata, praticamente sem complicações, e o resultado estético é excelente”, acrescenta o Dr. Cárcamo.

Em suma, a crioablação é uma opção promissora para os pacientes para os quais a cirurgia convencional não é viável, melhorando a sua qualidade de vida sem comprometer a eficácia e a efetividade do tratamento. Com a sua incorporação na carteira de serviços do Hospital Universitário Geral de Villalba, o centro encontra-se na vanguarda regional no tratamento percutâneo do cancro da mama por ablação térmica, reafirmando o seu compromisso com a inovação e a excelência clínica.

O Hospital Geral Universitário de Villalba é um centro público integrado no Serviço de Saúde de Madrid (Sermas), que oferece cuidados de saúde em mais de 30 especialidades médicas e cirúrgicas a mais de 120.000 habitantes do noroeste da Comunidade de Madrid. Serve os residentes de Collado Villalba, Alpedrete, Moralzarzal, Cercedilla, Navacerrada, Los Molinos, Becerril de la Sierra e Collado Mediano, embora qualquer residente de Madrid possa escolher este hospital por livre opção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Hospital Geral Universitário de Villalba incorpora a crioablação para o cancro da mama na sua carteira de serviços

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião