Arábia Saudita lança uma iniciativa para impulsionar a investigação e as aplicações éticas da IA
O programa promove o intercâmbio de conhecimentos e de melhores práticas para integrar normas éticas no desenvolvimento da IA.
A Autoridade Saudita para os Dados e a Inteligência Artificial (SDAIA) lançou uma iniciativa pioneira para promover a investigação e as aplicações éticas da inteligência artificial (IA). O projeto foi desenvolvido em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e foi concebido para estabelecer um novo padrão no panorama global da IA, sublinhando o compromisso do país com a inovação responsável.
O Segmento Ministerial de Alto Nível sobre Ética e Governação da IA foi organizado durante a Cimeira Mundial da IA (GAIN) 2024. A iniciativa promove o intercâmbio de conhecimentos e de boas práticas para integrar normas éticas no desenvolvimento da inteligência artificial. Visa também fornecer um quadro global para avaliar a maturidade ética dos sistemas de IA, facilitar a colaboração para fazer avançar a investigação e as aplicações éticas e promover a IA responsável à escala mundial através de deliberações impactantes e da harmonização de estratégias.
O objetivo é criar uma plataforma para discutir o futuro da IA e explorar a forma como as aplicações modernas podem reforçar o desenvolvimento de políticas, melhorar os ambientes de investigação, promover o crescimento das empresas e influenciar vários aspetos da vida. Assim, um dos seus principais objetivos é promover o desenvolvimento e a utilização ética e responsável da inteligência artificial em conformidade com os valores nacionais. Além disso, o projeto inclui o Relatório Nacional da Arábia Saudita, elaborado com base na Metodologia de Avaliação da Prontidão da UNESCO, uma ferramenta de implementação da Recomendação da UNESCO sobre a Ética da IA.
A sessão de lançamento, realizada à margem da Cimeira Mundial sobre a IA, lançou luz sobre as principais iniciativas a nível internacional lideradas pelos países participantes e pelos fóruns mundiais. Também apresentou os pontos de vista dos primeiros países que estão a traduzir os princípios éticos da Recomendação da Unesco sobre a Ética da AI em políticas viáveis através da sua ferramenta de implementação, a Metodologia de Avaliação do Estado de Preparação (RAM). Cerca de 60 países já estão a participar no exercício RAM, avaliando as reformas jurídicas e políticas, bem como as dimensões social, cultural, económica, educativa, científica e infraestrutural da IA.
A colaboração a nível regional e sub-regional permite que os países formem parcerias e abordem conjuntamente desafios e oportunidades específicos da região. Para a implementação efetiva da Recomendação da Unesco sobre a Ética da Inteligência Artificial, a Unesco também se baseia em plataformas políticas regionais.
O programa faz parte de um esforço de cooperação para fazer avançar os sistemas de IA, desenvolver normas éticas para orientar a utilização de aplicações de IA e garantir que estas tecnologias estão em conformidade com os valores religiosos, humanos e morais, salvaguardando simultaneamente o bem-estar da família e da sociedade. Demonstra também o empenho do SDAIA em trabalhar com instituições internacionais para promover a utilização ética da IA e alcançar objetivos comuns no desenvolvimento de dados e estratégias de IA que apoiem o crescimento e a sustentabilidade da sociedade.
Enquanto organismo responsável pelo desenvolvimento de dados e tecnologias de IA no país, o SDAIA incentiva as autoridades competentes a implementar as melhores práticas éticas em conformidade com os valores e a ética da sociedade saudita. Apoia igualmente a promoção da investigação e a formulação de políticas que incentivem o investimento neste domínio, impulsionando simultaneamente as economias baseadas em dados e a IA à escala mundial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Arábia Saudita lança uma iniciativa para impulsionar a investigação e as aplicações éticas da IA
{{ noCommentsLabel }}