Moto GP no Algarve, o desafio de fazer ainda melhor
Para o Algarve, há agora o desafio e a oportunidade de, não apenas repetir o sucesso das edições anteriores, mas de prestar um serviço de ainda mais alta qualidade, potenciando os ganhos anteriores.
A confirmação do Grande Prémio de Moto GP no Autódromo Internacional do Algarve para os próximos dois anos constitui uma excelente notícia tanto para a modalidade, como para o Algarve e para o País.
É uma excelente notícia para a modalidade porque os desportistas, as suas equipas e os milhares de espetadores, nacionais e estrangeiros, terão ao seu dispor uma estrutura devidamente credenciada e qualificada, vocacionada e preparada para estes grandes eventos, mas terão igualmente à sua espera uma região que junta a tradicional hospitalidade das suas gentes, as suas paisagens e clima de excelência, a uma crescente profissionalização das diversas infraestruturas turísticas.
Para o Algarve, há agora o desafio e a oportunidade de, não apenas repetir o sucesso das edições anteriores, mas de prestar um serviço de ainda mais alta qualidade, com isso potenciando os ganhos anteriormente obtidos. Recordemos os dois grandes resultados da edição realizada em 2024: 180 mil visitantes, um impacto económico superior a mais de 80 milhões de euros. São números que traduzem ganhos muito positivos nas diversas frentes da atividade turística: 25 milhões de euros na hotelaria, mais de 9 milhões no setor da alimentação e bebidas, 3 milhões no rent-a-car, 2 milhões em passagens aéreas para o Aeroporto Gago Coutinho.
O excelente desempenho do turismo do Algarve em 2024 – tivemos, no mês de agosto, um crescimento de 3,7% no número de hóspedes e de 1,1% no número de dormidas, face ao período homólogo de 2023 – reforça o otimismo que temos quanto à resposta do mercado ao esforço que tem vindo a ser feito de qualificar a oferta da região. Acreditamos, por isso, que, também no Grande Prémio de Moto GP, temos condições para alcançar ainda melhores resultados.
O Moto GP é, ainda, para o Algarve, uma oportunidade de diversificar a sua oferta turística, atraindo novos públicos e visitantes, e de rentabilizar os equipamentos turísticos e outras infraestruturas fora da época alta.
Quanto aos ganhos para o País, eles são evidentes, desde logo, pela visibilidade internacional que este tipo de eventos alcança – divulgação televisiva em cerca de 200 países, entrando em mais de 430 mil lares –, permitindo reafirmar a imagem de Portugal como um país atrativo, acolhedor e seguro, com elevada capacidade de organização e gestão de iniciativas de grande envergadura. Isto, é claro, além dos ganhos por via fiscal, nada menosprezáveis.
Estamos, portanto, perante um acontecimento de grande impacto económico positivo para toda as partes envolvidas, ao mesmo tempo que constitui mais uma plataforma privilegiada de divulgação do Algarve e de Portugal. Ou seja, um acontecimento que, mais uma vez, coloca o setor do turismo ao serviço do desenvolvimento da economia portuguesa.
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