EDPR conclui recompra de 49% de portefólios eólicos em Portugal, Itália e Polónia por 580 milhões
A EDPR chegou a acordo com duas entidades relacionadas com a China Three Gorges para a recomprar portefólios de energia eólica em Portugal, Polónia e Itália no valor de 580 milhões de euros.
A EDP Renováveis deu por concluído o processo de reaquisição de uma participação de 49% num portefólio eólico em Portugal, Polónia e Itália por 580 milhões de euros, a duas entidades relacionadas com a China Three Gorges (CTG), que detém cerca de 20% da EDP. De acordo com o comunicado divulgado esta quarta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o portefólio totaliza uma capacidade bruta instalada eólica de 970 megawatts (MW).
Deste total, que tem uma idade média de 11 anos, a carteira eólica em Portugal conta com 422 MW com feed in tariff em vigor, em média, até 2030. Já na Polónia reside um projeto com 418 MW e, em Itália, a infraestrutura conta com uma potência de 130 MW.
O processo estava em curso desde o ano passado e foi esta quarta-feira comunicada a sua conclusão. O portefólio em causa conta um enterprise value de 1,2 mil milhões de euros.
Com esta recompra, a EDP Renováveis considera que “reforça” o seu peso na Europa “enquanto mercado chave no seu portefólio. “Esta aquisição tem impacto positivo ao nível dos fluxos de caixa orgânicos e de resultado líquido da EDPR. A propriedade total destes ativos virá também simplificar a gestão de energia e o potencial desenvolvimento de projetos de hibridização e repotenciação dos mesmos”, lê-se no comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDPR conclui recompra de 49% de portefólios eólicos em Portugal, Itália e Polónia por 580 milhões
{{ noCommentsLabel }}