IRC das PME desce para 16% no próximo ano. Meta é baixar até 12,5%

Além da descida da taxa geral de IRC de 20% para 21%, o Governo pretende baixar também em um ponto percentual a taxa aplicada às PME.

O Governo pretende beneficiar também as PME com a descida do IRC, incluindo na proposta de Orçamento do Estado uma redução do imposto de 17% para 16%, sobre os primeiros 50 mil euros de matéria coletável. A taxa geral também baixa um ponto percentual, para 20%, mantendo a cedência feita nas negociações com o PS, segundo a apresentação feita pelo ministro das Finanças.

O Executivo pretende ir mais longe na descida do IRC para as PME, apontando um objetivo de chegar aos 12,5% no espaço de três anos, sem indicar o ritmo.

Já em relação a futuras descidas da taxa geral não é feita qualquer referência. Na proposta negocial que enviou ao PS, o Governo apontava para um objetivo de 17%, descendo um ponto percentual em casa ano. A vontade original do Executivo era chegar aos 15%.

A descida do IRC faz parte do acordo de rendimentos assinado este mês com os parceiros sociais, com exceção da CGTP. Resta saber se o Orçamento vai ser aprovado pelo Parlamento.

(Artigo atualizado com valor da matéria coletável para as PME)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

IRC das PME desce para 16% no próximo ano. Meta é baixar até 12,5%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião