O tomate, os frutos vermelhos e os citrinos marroquinos ultrapassam 1,5 milhões de toneladas por ano na Europa
O tomate, os frutos vermelhos e os citrinos marroquinos estão a crescer no mercado europeu e ultrapassam 1,5 milhões de toneladas por ano, com uma taxa de crescimento de 5% nos últimos três anos.
O valor económico das exportações agrícolas de Marrocos para a Europa é de cerca de 2,5 milhões de euros por ano e representa uma parte muito significativa do rendimento gerado pelo país na Europa. Os mercados europeus mais importantes para as exportações agrícolas de Marrocos são a França, a Alemanha e os Países Baixos, seguidos da Espanha e da Itália.
O setor agrícola em Marrocos não só cresceu em termos de exportações, como também gerou benefícios económicos e sociais significativos, com uma contribuição de 12% do PIB do país e emprega mais de 35% da força de trabalho marroquina, sendo uma fonte fundamental de emprego nas zonas rurais.
De acordo com os últimos dados disponíveis de 2022, as exportações agrícolas representaram mais de 25% do total das exportações do país, com um impacto direto na melhoria da balança comercial de Marrocos. Marrocos tem mais de 120 000 hectares de terras agrícolas dedicadas às culturas de tomate, frutos de baga e citrinos, com especial incidência nas exportações.
Os acordos comerciais entre Marrocos e a União Europeia desempenharam um papel fundamental neste crescimento. O Acordo de Associação UE-Marrocos permite a exportação de produtos agrícolas com direitos aduaneiros reduzidos ou eliminados, constituindo um incentivo ao comércio. Marrocos fez um grande esforço para elevar os seus padrões de produção aos requisitos da UE em termos de qualidade, fitossanidade, segurança alimentar e sustentabilidade. Isto inclui certificações internacionais como a Global GAP e certificações de sustentabilidade na utilização da água, como a recente certificação AWS (Alliance for Water Stewardship), que garante a utilização responsável dos recursos hídricos.
Representantes de agricultores marroquinos, de visita a Madrid para a Fruit Attraction, asseguraram que “estamos a contribuir para estabilizar a procura e manter a acessibilidade de várias categorias de frutas e legumes, e sentimo-nos orgulhosos e confortáveis neste papel”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
O tomate, os frutos vermelhos e os citrinos marroquinos ultrapassam 1,5 milhões de toneladas por ano na Europa
{{ noCommentsLabel }}