OPTICA2000 intensifica os exames oftalmológicos nas suas lojas para o Dia Mundial da Visão

  • Servimedia
  • 10 Outubro 2024

A OPTICA2000 está a aumentar os exames oftalmológicos com o objetivo de promover uma boa saúde visual entre a sua comunidade.

No âmbito do Mês da Visão, que se celebra em outubro, o objetivo é sensibilizar para a importância da realização de exames oftalmológicos regulares e da adoção de medidas preventivas desde tenra idade para uma boa saúde visual e uma ótima qualidade de vida.

A empresa destacou a importância da prevenção e dos exames regulares para garantir uma boa qualidade de vida. “Embora existam hábitos preventivos comuns a outras áreas da saúde, como os cuidados com a pele ou os exames médicos anuais, a visão é um aspeto que é frequentemente negligenciado”, afirmou.

A OPTICA200 dispõe de uma rede de mais de 100 pontos de venda em Espanha que oferecem serviços de check-up e acompanhamento da saúde ocular, equipados com tecnologia de ponta e uma equipa de ópticos-optometristas de excelência. Os exames são gratuitos e abertos a qualquer perfil de pessoa e podem ser solicitados tanto diretamente nas suas lojas como através da web, Whatsapp ou ligando para o número de telefone gratuito 830831374. No âmbito do Mês da Visão, a cadeia oferece também descontos especiais em óculos e lentes de contacto.

O Dia Mundial da Visão, que este ano se celebra na quinta-feira, 10 de outubro, é um dia promovido pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O principal objetivo é sensibilizar para a importância da saúde ocular e chamar a atenção para as dificuldades sentidas pelas pessoas com baixa visão e cegueira. Este ano, a tónica é colocada na importância dos cuidados oftalmológicos para as crianças e os jovens de todo o mundo, exortando-os a tomar as medidas necessárias para cuidar da sua visão.

Nas últimas décadas, as mudanças no estilo de vida das pessoas, especialmente a utilização intensiva de ecrãs na nossa vida quotidiana, contribuíram significativamente para o aumento da deficiência visual. Cada vez mais pessoas precisam de óculos, lentes de contacto e até de cirurgia para corrigir as deficiências visuais. Um exemplo claro desta situação é a elevada prevalência da miopia que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), afetará metade da população mundial até 2050.

A sua incidência em Espanha continua a aumentar, especialmente em idades precoces: uma em cada cinco crianças em idade escolar é míope, de acordo com o Barómetro da Miopia Infantil em Espanha. O grupo etário com maior incidência é o dos 5 aos 7 anos de idade. No entanto, duas em cada dez crianças com menos de 8 anos ainda não foram examinadas e 59% das famílias não levam os seus filhos ao oftalmologista porque não têm queixas aparentes.

“Muitas anomalias visuais não apresentam sintomas e as crianças normalmente não se queixam, daí a importância de um exame visual completo”, alertam os especialistas da OPTICA2000. Para além do impacto físico que pode ter, aumentando o risco de desenvolver complicações mais graves, existe uma correlação direta entre as patologias visuais e o desempenho escolar. De acordo com estudos recentes, os problemas de perceção e eficiência visual são responsáveis por até 30% dos insucessos escolares. O rastreio, os exames regulares e a prevenção podem ajudar a reduzir a incidência, especialmente numa idade precoce.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OPTICA2000 intensifica os exames oftalmológicos nas suas lojas para o Dia Mundial da Visão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião