Levar medicamentos por drone a zonas remotas? Spin-off da FEUP garante 686 mil euros

Investidor do Dubai apostou na solução do investigador nepalês de centro de investigação da FEUP. Spin-off foi criado em janeiro.

A Storming Universe, um spin-off da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), garantiu um investimento de 750 mil dólares (cerca de 686 mil euros) para desenvolver drones de baixo custo com capacidade de fazer entrega de medicamentos em zonas remotas de difícil acesso.

“Estes drones não só entregarão bens essenciais como medicamentos e sangue, mas também transportarão produtos locais das montanhas. Isto significa que não estamos apenas a salvar vidas, mas também a impulsionar o crescimento económico de áreas remotas, oferecendo uma oportunidade real de desenvolvimento global. O drone que estamos a desenvolver pode transportar até 500 kg com um alcance de 2.500 km“, diz Anuj Regmi, CEO da Storming Universe, citado em comunicado.

“Para dar um exemplo, poderíamos ligar Madrid aos Açores em apenas cinco horas. Atualmente, o transporte expresso de mercadorias depende de aviões com uma determinada capacidade para ser rentável, mas identificámos que os aviões de carga mais pequenos são o futuro da ligação entre cidades. Acreditamos que vamos atingir este objetivo até ao final de 2027”, diz ainda o investigador nepalês, em Portugal desde 2019, e atualmente ligado ao SYSTEC, um dos centros de investigação da FEUP.

A empresa, em parceria com a FEUP, a Universidade da Beira Interior e a Universidade de Katmandu, já realizou em agosto um piloto com um teste de entrega por drone no distrito de Sindhuli, província de Bagmati, no Nepal. “Este teste de campo, destinado a provar a fiabilidade da tecnologia para além do laboratório, centrou-se na avaliação da eletrónica, do controlo e da conceção mecânica”, explica a FEUP em comunicado.

A Turkish Airlines patrocinou o transporte do drone para o Nepal, tendo o teste aberto possibilidades de investimento, com a empresa a garantir 750 mil dólares, cerca de 686 mil euros. “Desde a criação da empresa, no final de janeiro de 2024, foram necessários apenas nove meses para garantir um investimento de 750 mil dólares”, destaca Pedro Coelho, coordenador da Unidade INOV da FEUP, citado em comunicado.

“O investimento foi feito, na totalidade, por uma empresa do Dubai, cujo investidor pediu para ser mantido em segredo nesta fase do desenvolvimento da tecnologia”, refere fonte oficial quando questionada pelo ECO.

Num futuro próximo, a Storming Universe planeia entregar medicamentos em áreas remotas do Nepal a altitudes superiores a 5.000 metros. “Relativamente à entrada no mercado, em 2027 será lançado no mercado o modelo de 500 kg, mas até ao final de 2025, serão lançados outros modelos intermédios”, refere fonte oficial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Levar medicamentos por drone a zonas remotas? Spin-off da FEUP garante 686 mil euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião