Os festivais de verão encerram a época com o objetivo de reduzir as emissões
O outono pôs fim à época dos festivais de verão, que mobilizam milhões de pessoas todos os anos e representam um retorno económico significativo para as cidades onde se realizam.
Esta temporada de 2024 tem sido marcada por um maior empenho da maioria destes festivais em reduzir a sua pegada de carbono, um dos grandes desafios que o setor enfrenta. Nesse sentido, este ano surgiu uma iniciativa pioneira: a chancela de uma aliança estratégica de seis dos mais importantes promotores de música do país (Avance Music, Bring the Noise, Centris, Therow, The Music Republic e Sharemusic!) que assinaram um acordo com a Repsol para promover soluções multi-energéticas e reduzir a pegada de carbono dos 77 eventos realizados ao longo do ano em todo o país. Entre eles, o TheRow Town, que deu início à temporada, seguido de outros grandes eventos como I Love Reggaeton, Love the 90’s, FIB, BBK, Arenal Sound, theRow, O son de Camiño, a série musical Marenostrum Fuengirola e o Brava Fest, que encerrou o verão.
Graças a este acordo, estes festivais de verão reduziram um total de 840 toneladas de emissões de CO₂ com a implementação de várias iniciativas, como a utilização de mais de 300 000 litros de combustível 100% renovável que foram utilizados para alimentar instalações de som, ecrãs, camarins, bem como para apoiar os mais de 600 artistas e cerca de 400 horas de música ao vivo que estes festivais ofereceram. O combustível, que é produzido a partir de resíduos orgânicos, como o óleo alimentar usado, representa uma redução de 90% das emissões líquidas de dióxido de carbono em comparação com o combustível de origem mineral.
A utilização deste combustível renovável juntou-se a outras iniciativas da Repsol para obter fontes de energia mais sustentáveis, como a instalação de painéis solares para fornecer energia para a iluminação, as zonas de entretenimento SUN&PLAY e o carregamento gratuito de telemóveis para os assistentes.
Outra parte fundamental foi a aposta na economia circular: foram recolhidos milhares de litros de óleo usado dos food trucks dos festivais para serem reutilizados e posteriormente convertidos em combustível 100% renovável.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Os festivais de verão encerram a época com o objetivo de reduzir as emissões
{{ noCommentsLabel }}