Oito em cada dez espanhóis consideram a visão um dos aspetos mais críticos do envelhecimento

  • Servimedia
  • 14 Outubro 2024

76% dos espanhóis afirmam ter problemas de saúde ocular.

No âmbito do Dia Mundial da Visão, a Alcon e a Sociedade Espanhola de Cirurgia Ocular Implanto-Refrativa (Secoir) apresentaram a campanha “Enfoca tu Mirada” para sensibilizar para as diferentes patologias que afetam a visão e para a importância de cuidar da saúde visual.

O envelhecimento da população significa que os problemas visuais relacionados com a idade, como as cataratas ou a presbiopia, são cada vez mais comuns e, juntamente com outros defeitos refrativos, como o astigmatismo, podem piorar a qualidade de vida das pessoas que deles sofrem. De facto, mais de 80% dos espanhóis consideram que a visão é um dos aspetos mais críticos do envelhecimento, logo a seguir à memória e à mobilidade, de acordo com o inquérito da Alcon Eye on Cataract.

Enfoca tu Mirada”, que conta com a colaboração da Fundação Barcelona e da España Salud, foi implementado em dois mercados em Espanha, o Mercado La Concepció em Barcelona e o Mercado Barceló. Nestes espaços, os visitantes puderam experimentar a forma como as pessoas com cataratas percecionam o que as rodeia. Para o efeito, foram mostradas imagens dos diferentes estabelecimentos e elementos dos mercados, modificadas para recriar os seus efeitos na visão.

Também foram fornecidas informações práticas sobre as diferentes condições, dicas para o cuidado da visão e opções de tratamento, como a cirurgia de catarata, que restaura a visão e corrige outros defeitos refrativos, incluindo a presbiopia e o astigmatismo. Além disso, durante os diferentes dias, mais de uma centena de pessoas receberam conselhos de saúde ocular de oftalmologistas.

Nas palavras do Dr. Javier Mendicute, chefe do Departamento de Oftalmologia do Hospital Universitário Donostia, Diretor Médico da Miranza Begitek e Presidente da Sociedade Espanhola de Cirurgia Ocular Implanto-Refrativa, “as cataratas têm um impacto na qualidade da visão e dificultam a realização de muitas atividades diárias. A visão turva, a dificuldade em conduzir e em ler são os sintomas mais frequentes. Mas talvez a perda de contraste e a visão em condições de pouca luz sejam os que mais alteram a nossa qualidade de vida e aumentam o risco de quedas e fraturas. Não existem medicamentos, colírios ou terapias milagrosas para curar as cataratas. A cirurgia da catarata é um procedimento comum, seguro e eficaz, o pós-operatório é simples e em poucas semanas estaremos reabilitados, melhorando a qualidade da nossa visão e recuperando a nossa qualidade de vida”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Oito em cada dez espanhóis consideram a visão um dos aspetos mais críticos do envelhecimento

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião