Comissão Europeia lança rede de elite com 71 investidores para apostar em tecnológicas

A iniciativa da Comissão Europeia visa fortalecer o ecossistema de inovação europeu e garantir capital para empresas promissoras em áreas tecnológicas críticas.

A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira o lançamento da Trusted Investors Network, uma iniciativa que reúne 71 investidores europeus para coinvestir com a União Europeia em empresas de tecnologia com o Fundo do Conselho Europeu de Inovação (EIC).

Esta rede de investidores (que inclui o português Armilar Venture Partners) agrega fundos de capital de risco, bancos de investimento públicos, fundações e fundos de capital de risco corporativo que, no seu conjunto, é responsável pela gestão de mais de 90 mil milhões de euros em ativos.

“Com o lançamento do Trusted Investors Network estamos a dar um passo importante para fortalecer o ecossistema de inovação da Europa e garantir que as nossas empresas mais promissoras tenham o capital e o apoio necessários para crescer“, afirma Iliana Ivanova, Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, em comunicado.

O Fundo EIC já investiu quase mil milhões de euros em 251 startups europeias, atraindo coinvestimentos de mais de 4 mil milhões de euros de cerca de mil investidores. Deste universo de investimento contam-se 15 startups nacionais que, até à data, conseguiram mais de 82 milhões de euros.

A nova rede visa fortalecer estes coinvestimentos e permitir que empresas em áreas tecnológicas críticas acedam a investimentos maiores.

O lançamento desta rede fez parte do primeiro EIC Scaling Summit, que reuniu 120 empresas selecionadas do portefólio do EIC e de programas nacionais. Destas, 72 foram adicionadas ao EIC Scaling Club, que agora conta com 120 membros no total, sendo que quatro têm raízes nacionais: C2C NewCap, Eneida, Probely e Arboreabiofoods.

Ao unirmos forças com o capital de risco, estamos a responder aos desafios urgentes delineados no relatório Draghi, que apela a ações ousadas para garantir a competitividade da Europa em tecnologias críticas”, sublinhou Ivanova.

(Notícia atualizada a 22 de outubro com dados sobre as empresas portuguesas)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia lança rede de elite com 71 investidores para apostar em tecnológicas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião