Montenegro diz que tem “total confiança” em Rangel após incidente com militar

  • ECO
  • 18:00

O primeiro-ministro adiantou que é "uma tonteria andar aqui a criar um caso e achar que o Governo porá em causa a credibilidade e a presença do ministro Paulo Rangel no Governo".

O primeiro-ministro Luís Montenegro adiantou esta quarta-feira que mantém a “total confiança” no ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel. Questionado sobre um episódio que terá causado alguma tensão entre o ministro e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Montenegro fala numa “tonteria” e garante que este caso não irá afetar a credibilidade e a presença do ministro Paulo Rangel no Governo.

“O ministro Paulo Rangel não tem a confiança. Tem a total confiança”, afiançou Luís Montenegro, em declarações aos jornalistas a propósito dos desacatos em Lisboa e questionado sobre notícias que dão conta que Paulo Rangel terá protestado com o militar. “Se há aqui alguém que quer abalar a confiança de Paulo Rangel no governo vá treinando porque há aqui muito que fazer. Não vai abalar a confiança“, reforçou, acrescentando que “há uma audição no parlamento”, na qual “teremos ocasião de fazer esse esclarecimento.”

Acho uma tonteria andar aqui a criar um caso e achar que o Governo porá em causa duas coisas. Em primeiro lugar, a credibilidade e a presença do ministro Paulo Rangel no Governo. Em segundo, à boleia de imprecisões, incorreções em notícias fazer eclodir em Portugal, 44 ou 42 anos depois da revisão constitucional de 1982, aquilo que é a repartição social da responsabilidade do poder político e a sua relação com o poder militar“, referiu.

Montenegro adiantou ainda que “aqueles que querem percorrer esse caminho vão ter que o fazer sozinho e vão ficar a falar sozinhos.”

O PS e o Chega apresentaram esta quarta-feira dois requerimentos para ouvir Paulo Rangel, depois de várias notícias terem apontado para momentos de tensão entre o ministro e o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, o general Cartaxo Alves, durante a receção a repatriados vindos do Líbano no aeródromo de Figo Maduro.

Segundo o Expresso, a 4 de outubro, Paulo Rangel terá protestado com o militar depois de uma repatriada ter feito queixa ao ministro sobre as condições do voo. Num artigo de opinião, também naquele semanário, o almirante António Silva Ribeiro escreveu esta terça-feira que “a postura do ministro pode prejudicar a confiança pública nas instituições democráticas” e indica que o incidente poderia ter “escalado” para “um conflito institucional, o que seria extremamente grave e prejudicial para a democracia”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Montenegro diz que tem “total confiança” em Rangel após incidente com militar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião