Marsh regista primeira queda trimestral dos preços de seguros em sete anos

  • ECO Seguros
  • 18:25

Três das quatro principais linhas de produtos registaram diminuição nos prémios de seguro e registaram-se diferenças regionais.

No terceiro semestre de 2024 o portefólio de clientes da Marsh registou o primeiro decréscimo trimestral dos preços dos seguros em sete anos, tendo cedido 1% face ao trimestre anterior. “No terceiro trimestre, pela primeira vez em sete anos, assistimos ao declínio da taxa global composta, com três das quatro principais linhas de produtos a registarem uma diminuição, o que é um desenvolvimento positivo para os nossos clientes”, afirma em comunicado António Morna, diretor de placement da Marsh Portugal.

António Morna, diretor de placement da Marsh Portugal, assinala uma contínua tendência de moderação dos prémios de seguro que está a ser significativamente impulsionada pelo aumento da concorrência entre seguradoras do mercado mundial de seguros de danos materiais.

Segundo o ‘Global Insurance Market Index‘ divulgado pela Marsh esta quinta-feira, a queda surge em consequência da contínua tendência de moderação dos prémios de seguro, “que está a ser significativamente impulsionada pelo aumento da concorrência entre seguradoras do mercado mundial de seguros de danos materiais.”, lê-se no documento.

Enquanto na Europa os preços se mantiveram estáveis, na região do Pacífico subiram em média 6%, no Reino Unido, 5%, na Ásia, 4%, no Canada, 3%, e na índia, Médio Oriente e África, 2%. No sentido inverso, os preços aumentaram 3% nos Estados Unidos da América (EUA) e na região da América Latina e das Caraíbas (ALC).

Quanto ao comportamento dos preços nos produtos de seguro, o relatório revela que os prémios de seguros de danos materiais caíram 2% a nível mundial, depois de se terem mantido estáveis no segundo trimestre do ano e de terem registado um aumento de 3% no primeiro trimestre. Houve variação regional, no último trimestre os prémios aumentaram na Europa e na região da América Latina e Caraíbas e diminuíram nos Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Ásia, Pacífico e EMEA.

“Os segurados com ativos concentrados em zonas de catástrofe, como o Golfo do México, a costa atlântica dos Estados Unidos ou a Califórnia, bem como os que tinham sofrido recentemente aumentos de taxas superiores à média, registaram, em geral, reduções das taxas acima da média. No entanto, isto aconteceu antes dos recentes furacões do Golfo.”, realça o estudo.

Os prémios de seguros de responsabilidades aumentaram 6% a nível global, tendo subido 3% em cada um dos sete trimestres anteriores, sobretudo devido a preocupações relativas à litigância e às grandes indemnizações definidas pelos tribunais dos Estados Unidos.

Já os preços das linhas financeiras e profissionais diminuíram 7% globalmente – nono trimestre consecutivo de decréscimo – com descidas registadas em todas as regiões.

Também as taxas do seguro de cyber diminuíram 6% a nível mundial – mantendo-se a taxa de descida dos dois trimestres anteriores –, com descidas em todas as regiões. “Um maior número de apólices não ligadas à cyber continha exclusões de riscos cibernéticos, o que levou a um maior enfoque nas formas de resolver potenciais lacunas de cobertura para danos materiais ou corporais causados por um evento cibernético“, indica a Marsh.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Marsh regista primeira queda trimestral dos preços de seguros em sete anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião