Montenegro discute inteligência artificial em São Bento. Saiba quem esteve no encontro
O primeiro-ministro recebeu em São Bento nomes como Manuela Veloso e Nuno Sebastião para discutir inteligência artificial e as oportunidades para o país.
Manuela Veloso, professora na Carnegie Mellon University, Daniela Braga, CEO da Defined.ai, e Nuno Sebastião, CEO da Feedzai, foram alguns dos especialistas em inteligência artificial (IA) que reuniram esta segunda-feira em São Bento com o primeiro-ministro. Este foi o terceiro encontro do ciclo “Projetar Portugal”, depois dos encontros sobre cultura e economia, apurou o ECO junto de fonte do gabinete de Luís Montenegro.
A poucas semanas do Web Summit — Luís Montenegro, está confirmado, participará na abertura do evento –, este encontro com 11 decisores académicos e empresariais foi o primeiro momento dedicado à agenda da inovação, e vai ter continuidade com a participação do primeiro-ministro no Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) a 5 de novembro. O conselho é agora presidido por Carlos Oliveira, investidor e antigo secretário de Estado do Governo de Passos Coelho com a pasta do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação.
Entre os convidados no encontro de São Bento encontraram-se:
- Carlos Oliveira, Presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI);
- Manuela Veloso, Professora na Carnegie Mellon University;
- Pedro Domingos, Professor na Universidade de Washington;
- Arlindo Oliveira, Professor no Instituto Superior Técnico e Presidente do INESC;
- Nuno Sebastião, CEO da Feedzai;
- Vasco Pedro, CEO da Unbabel;
- Daniela Braga, CEO da Defined.ai – VTC;
- Paulo Dimas, CEO do Center of Responsible AI;
- Goreti Marreiros, Presidente da Associação Portuguesa Para a Inteligência Artificial;
- Magda Cocco, Sócia responsável pela área Digital na Vieira de Almeida;
- Stephan Morais, Presidente da Associação Portuguesa de Capital de Risco.
Além do primeiro-ministro, participaram também neste encontro em São Bento o ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, e a secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva.
De acordo com uma fonte do gabinete do primeiro-ministro, este encontro serviu para ouvir especialistas em IA e preparar a chamada Estratégia Digital Nacional, a ser divulgada ainda este ano, incluindo, neste roadmap a Agenda Nacional de Inteligência Artificial até 2030.
Neste contexto, o Governo quer apostar em três eixos centrais. Por um lado, na expansão do ecossistema científico e fomento de um ambiente de inovação, por outro lado, na retenção de talento nestas áreas e na atração de jovens altamente qualificados de outras partes do globo e, finalmente, no desenvolvimento de uma infraestrutura digital robusta e acessível a empresas, academia e instituições públicas, e o Governo cita, como exemplo, a recente assinatura com o Governo espanhol da chamada Fábrica Ibérica de Inteligência Artificial.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Montenegro discute inteligência artificial em São Bento. Saiba quem esteve no encontro
{{ noCommentsLabel }}