Barça exige aos seus adeptos 21.000 euros em multas pelos incidentes e ameaça expulsá-los do estádio
O FC Barcelona enviou uma carta com um pedido de pagamento de uma multa de 21 000 euros por incidentes ocorridos na época passada.
Avisou de que a bancada dos adeptos no Estádio Olímpico Lluis Companys será encerrada se forem abertos outros processos disciplinares contra os quatro grupos (Front 532, Nostra Ensenya, Almogàvers e Supporters Barça) por insultos e gritos pouco cívicos nos próximos jogos.
A carta do clube insta estes grupos a pagarem uma coima de 21.000 euros, proveniente das sanções que o FC Barcelona recebeu da LALIGA, da UEFA e da Generalitat por comportamentos e incidentes pouco cívicos na época passada, que deverão pagar nos próximos 15 dias. Segundo o La Vanguardia, o pagamento destas sanções seria suportado pelos responsáveis pelos atos, de acordo com um documento assinado entre a direção do FC Barcelona e estes clubes de adeptos, mas até agora o clube era responsável pelas mesmas.
Além disso, o clube presidido por Joan Laporta avisou também os membros destes grupos de adeptos, que rondam os 600, que as bancadas serão encerradas caso o clube receba um novo processo disciplinar da LALIGA, da UEFA ou da Generalitat nos próximos jogos. Neste sentido, se o Barça for notificado de uma ação disciplinar após o dérbi contra o Espanyol, este domingo, os grupos serão banidos do próximo jogo em casa. Com esta carta, o clube catalão pretende inverter este tipo de comportamento, tendo em vista o próximo regresso ao Novo Camp Nou Spotify, previsto para fevereiro de 2025.
Esta ação do Barça insere-se na atual situação do futebol espanhol de tolerância zero face a atitudes anti-cívicas, racistas e xenófobas. No passado fim de semana, durante o El Clasico, Lamine Yamal, Raphinha e Ansu Fati foram alvo de insultos racistas no Santiago Bernabéu.
A LALIGA reagiu com um comunicado condenando os factos e denunciando com as imagens relevantes de insultos e gritos racistas no mesmo dia do jogo à Secção de Ódio da Brigada de Informação da Polícia Nacional, informando o Procurador Coordenador da Unidade de Crimes de Ódio e Discriminação da Procuradoria-Geral do Estado. Uma queixa que a associação espanhola de futebol profissional alargou posteriormente, fornecendo mais imagens recolhidas pela Brigada de Informação Provincial de Madrid.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Barça exige aos seus adeptos 21.000 euros em multas pelos incidentes e ameaça expulsá-los do estádio
{{ noCommentsLabel }}