A pescar no lago errado: O dilema dos empreendedorespremium

Vejo um grande problema nos empreendedores nacionais, que constitui uma das maiores barreiras à criação de empresas portuguesas com sucesso global: pescar no lago errado.

Lembro-me dos verões da minha infância, passados nas barragens da Beira. Tinha apenas dez anos, e acompanhava o meu pai e o meu avô nas suas jornadas de pesca. De cana em punho, sentia a excitação de cada captura, por pequeno que fosse o peixe. Mas guardava para mim a ambição secreta de pescar um tubarão. Não era fácil. Os achigãs iam aparecendo, mas tubarões, nada. Esta opinião integra a 10.ª edição do ECO magazine. Pode comprar aqui.Os nossos empreendedores estão a fazer algo semelhante: tentam pescar tubarões em lagos. Estão cheios de talento, determinação e criatividade, mas apontam as canas para águas onde não há os peixes que procuram. Esta analogia simplista encapsula um problema profundo que afeta o nosso ecossistema empresarial. As três variáveis mais importantes no sucesso de

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos
  • Colunista convidado. Cofundador e presidente da Anchorage Digital

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.