KKR lança oferta potestativa sobre 2,36% do capital da Greenvolt

A oferta recai sobre a parcela do capital que o fundo norte-americano KKR, que já controla 97,64% da Greenvolt, não conseguiu comprar durante a oferta pública de aquisição voluntária.

O Gamma Lux Aggregator, veículo do fundo norte-americano Kohlberg Kravis Roberts (KKR), lançou esta terça-feira uma oferta pública de aquisição (OPA) potestativa para comprar o capital que ainda não detém na Greenvolt, num movimento que marca a fase final da OPA voluntária lançada sobre a empresa portuguesa de energias renováveis.

Em comunicado ao mercado, a KKR informa sobre a decisão de “exercer o direito de aquisição potestativa sobre 3.845.068 (…) ações, representativas de 2,36% do capital social” da Greenvolt. O anúncio preliminar, divulgado no site da Comissão do Mercado para os Valores Mobiliários (CMVM), já era esperado uma vez que faz parte da estratégia para retirar a empresa de energia de bolsa. A aquisição potestativa “implica” a “exclusão das ações do mercado regulamentado Euronext Lisbon, com efeitos imediatos”, refere a nota.

A oferta será realizada através da sociedade de direito luxemburguês, Gamma Lux Aggregator, com uma contrapartida de 8,3107 euros, mantendo-se inalterada em relação ao valor proposto durante a OPA. Esta operação surge na sequência da OPA bem-sucedida conduzida pela GVK Omega que resultou na aquisição de 97,64% dos direitos de voto da Greenvolt.

Esta aquisição potestativa, também conhecida como squeeze-out, é um mecanismo legal que permite a um acionista maioritário adquirir compulsoriamente as ações dos acionistas minoritários, desde que detenha mais de 90% do capital social da empresa visada. No caso da Greenvolt, a Gamma Lux ultrapassou significativamente esse limiar, legitimando assim o recurso a este instrumento.

A concretização desta operação está pendente da aprovação da CMVM, cuja decisão será posteriormente publicada pela Gamma Lux. Uma vez efetivada, a aquisição potestativa resultará na imediata exclusão das ações da Greenvolt da negociação no mercado regulamentado Euronext Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

KKR lança oferta potestativa sobre 2,36% do capital da Greenvolt

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião