15 agências especializadas da ONU desempenham um papel essencial no desenvolvimento global
Madrid faz parte de um pequeno grupo de cidades do mundo com a sede de uma destas entidades, a ONU Turismo.
A Organização das Nações Unidas (ONU) desempenha um papel central no desenvolvimento, na paz e na segurança a nível mundial, constituindo a organização multilateral de referência após a Segunda Guerra Mundial. Para trabalhar em conjunto para atingir os seus objetivos globais e criar um ecossistema no qual as nações possam abordar problemas comuns e encontrar soluções globais, o sistema da ONU integra várias agências, programas, fundos e entidades. Estas incluem um total de 15 agências especializadas em objetivos globais de bem-estar social e estabilidade.
Algumas destas entidades remontam à sua antecessora anterior à Primeira Guerra Mundial, a Liga das Nações, enquanto outras foram criadas pela própria ONU para enfrentar novos desafios num mundo em constante mudança e aceleração. Atualmente, todas estas entidades trabalham no âmbito da ONU de forma coordenada para enfrentar os desafios mais prementes da humanidade.
Cada uma destas agências centra-se numa missão, assegurando que os direitos humanos, a equidade e o progresso sustentável estão no centro da agenda global. Desde a promoção da educação e da cultura pela UNESCO até à proteção da saúde pela Organização Mundial de Saúde (OMS), passando por outras instituições de prestígio como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que defende os direitos dos trabalhadores em todo o mundo. Na esfera económica, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial são atores-chave na estabilidade financeira e no apoio aos países em desenvolvimento, favorecendo um crescimento inclusivo e sustentável.
O impacto destas agências e o seu trabalho conjunto reforçam o empenhamento da ONU na criação de um mundo mais justo, próspero e pacífico. Com sedes estratégicas em todo o mundo – em cidades-chave como Genebra, Washington D.C., Roma, Londres e Madrid – estas organizações são fundamentais para a cooperação internacional, abordando crises globais como as alterações climáticas, a pobreza e as emergências humanitárias. A relevância do seu trabalho reside na sua capacidade de ligar governos, setores privados e sociedade civil em torno de uma causa comum: o bem-estar global e a melhoria da qualidade de vida para todos.
MADRID
Com quase 50 anos de história, que serão oficialmente celebrados em 2025, a ONU Turismo, anteriormente conhecida como Organização Mundial do Turismo (OMT), é a agência das Nações Unidas dedicada ao turismo, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de um turismo responsável, sustentável e acessível para todos. A sede desta importante organização mundial está localizada em Madrid e é a única agência especializada da ONU com sede em Espanha.
“A sede da ONU Turismo posiciona Madrid como o centro nevrálgico da liderança do setor do turismo, uma atividade fundamental para a economia global e com grande capacidade de projeção, que é também um setor estratégico para a economia espanhola”, afirma Jesús Sánchez Lambás, Vice-Presidente Executivo do Instituto Coordenadas. “A sede da agência especializada da ONU para o turismo posiciona a capital espanhola ao lado das principais cidades do mundo, integrando-a assim no panorama das autoridades e líderes do progresso e na representação dos valores das Nações Unidas”.
A partir da sua sede em Madrid, a ONU Turismo projeta o desenvolvimento do turismo como um motor essencial do progresso, da criação de emprego e da preservação cultural. Através da cooperação com governos, organizações e o setor privado, a ONU Turismo em Madrid promove práticas que protegem o ambiente e reforçam o crescimento inclusivo, fomentam a cultura e a conservação do património, assegurando que os benefícios do turismo chegam às comunidades locais e contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
15 agências especializadas da ONU desempenham um papel essencial no desenvolvimento global
{{ noCommentsLabel }}