Governo aprova despesa de 98 milhões para quatro helicópteros para o INEM

Conselho de Ministros aprovou despesa para contratação de dois lotes de helicópteros. Contrato a cinco ano terá valor médio de teto de despesa de cerca de 15,5 milhões de euros ao ano.

O Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira uma autorização de despesa para a contratação de quatro helicópteros para o INEM entre junho de 2025 e junho de 2030, anunciou o ministro da Presidência. António Leitão Amaro adiantou que o valor estimado ascende a cerca de 98 milhões de euros até 20230.

Em conferência de imprensa, o governante indicou que autorização da despesa quer garantir “dois lotes de dois helicópteros em pontos diferentes do território nacional”. O anúncio ocorre num momento em que há relatos de falha no atendimento do INE. Leitão Amaro justificou que o Governo tem estado “a trabalhar para dar a volta” às fragilidades da instituição e “resolver numa área extremamente sensível”.

“O sistema de emergência médica tem de funcionar e é crítico para a sensação de segurança, de confiança e para a saúde dos portugueses“, disse, acrescentando que “depois de um período de claro desinvestimento, de degradação profundíssima do INEM” o Executivo está, “passo a passo, a corrigir esses problemas”.

Leitão Amaro explicou que, relativamente ao contrato do INEM, este passa a ser “a cinco anos, com um valor médio dos tetos de despesa por ano de cerca de 15,5 milhões de euros”, tendo o valor sido estipulado após uma consulta prévia ao mercado.

É uma autorização de despesa até 2030 de cerca de 98 milhões de euros que permitirá abrir um concurso em dois lotes”, explicou, acrescentando que procura assegurar “que no dia em que o atual contrato termine, exista apoio e meios aéreos suficientes para os quatro” helicópteros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo aprova despesa de 98 milhões para quatro helicópteros para o INEM

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião