“Economia está resiliente”. Montenegro afasta risco de contágio da Alemanha

Montenegro garante que a economia nacional está "resiliente", estando o Governo expectante de que seja possível manter essa trajetória mesmo perante uma situação de instabilidade política.

O primeiro-ministro ressalva que embora a estagnação económica na Alemanha afete, “naturalmente, toda a Europa”, que no caso português, a economia “está resiliente e com um bom desempenho”, estando o Governo expectante de que seja possível manter essa trajetória mesmo perante uma situação de instabilidade política naquela república federal.

Vamos aguardar pelas sequelas da decisão do Governo da Alemanha e a possibilidade de eleições antecipadas”, afirmou Luís Montenegro, esta quinta-feira, à margem da Cimeira da Comunidade Política Europeia (CPE), em Budapeste. “Faz parte da dinâmica interna da Alemanha”, disse.

As declarações de Montenegro surgem na sequência da decisão de o governo alemão afastar o ministro das Finanças, Christian Lindner, uma decisão que fez colapsar a coligação governamental entre os social-democratas de Scholz (SPD), os Verdes e os liberais (FDP). Jorg Kukies, conselheiro próximo do chanceler Olaf Scholz, foi indicado para ocupar o lugar.

O líder do Governo alemão acusou Lindner de ter quebrado a confiança e de ter apelado publicamente a uma política económica diferente, incluindo o que Scholz disse que seriam “reduções de impostos no valor de milhares de milhões para alguns dos que ganham mais” e, ao mesmo tempo, cortar as pensões de todos os reformados.

Com a saída de Lindner, a coligação governamental deixa de ser suportada por uma maioria parlamentar no Bundestag. E, por isso, o chanceler anunciou que irá apresentar uma moção de confiança a 15 de janeiro, que provavelmente perderá, e precipitar as eleições para março.

O cenário de instabilidade política acontece numa altura em que a economia da Alemanha registou um crescimento de 0,2% no terceiro trimestre face ao trimestre anterior, evitando assim a chamada recessão técnica. Luís Montenegro alerta que o cenário de estagnação não passa despercebido na Europa.

“A estagnação económica da Alemanha, que naturalmente necessita que esta situação política seja resolvida, afeta toda Europa. É o principal motor económico da Europa”, disse, afastando o risco de contágio na economia portuguesa. “Felizmente a nossa economia está resiliente, com um bom desempenho. A minha expectativa é que possamos fazer o nosso trabalho“, vincou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Economia está resiliente”. Montenegro afasta risco de contágio da Alemanha

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião