Governo promete aumentos salariais e técnicos do INEM suspendem greve

Ministério da Saúde e sindicato assinaram um protocolo negocial no qual a tutela compromete-se a valorizar os salários destes trabalhadores em mais de 150 euros. Próxima reunião marcada para dia 21.

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar desconvocou a greve às horas extraordinárias em vigor desde 30 de outubro, depois de ter assinado um protocolo negocial com o Ministério da Saúde com vista à valorização da carreira, anunciou esta quinta-feira o presidente da estrutura sindical, Rui Lázaro, à saída de uma reunião com a ministra Ana Paula Martins.

“Acabámos de assinar um protocolo negocial que se irá iniciar este mês e, sendo assim, estão reunidas as condições para levantar a greve às horas extraordinárias desde o dia 30 outubro”, afirmou o dirigente sindical. “A próxima reunião está marcada para dia 21 deste mês”, acrescentou.

O princípio para as negociações estabelece que não será com dois ou três níveis remuneratórios que haverá a um acordo”, indicou o sindicalista. Isto significa que os aumentos salariais deverão ser superiores a 150 euros, de acordo com os cálculos do ECO a partir da tabela remuneratória desta carreira.

Neste momento, o salário de entrada começa nos 922,47 euros brutos mensais. Se o ordenado mínimo nesta carreira avançar quatro posições irá saltar para 1.070,19 euros, ou seja, são mais cerca de 148 euros no bolso.

“Esta é uma profissão muito desvalorizada. Os técnicos de emergência pré-hospitalar têm uma abnegação extrema à missão por 922 euro por mês. Esta greve foi um grito de revolta“, salientou o dirigente.

Questionado se, com o fim da greve, vão também terminar os constrangimentos no socorro do INEM, Rui Lázaro disse que “infelizmente não vai ser possível eliminar todos os constrangimentos”, porque “os quadros do INEM deviam comportar 1.480 técnicos e tem pouco mais de 700”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo promete aumentos salariais e técnicos do INEM suspendem greve

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião