Liga Portugal #11: O último Adeus de Rúben Amorim e o duelo de titãs Benfica x FC Porto
O campeonato está no ponto mais alto da montanha-russa. Domingo temos Braga x Sporting às 18h45 para a despedida de Rúben Amorim ao Leão e, logo de seguida, um Benfica x FC Porto no Estádio da Luz.
A Primeira Liga está neste momento no ponto mais alto da montanha-russa. Tudo preparado para mais um pique de adrenalina e entretenimento antes de nova paragem. Haverá mais. Domingo temos Braga x Sporting às 18h45 para a despedida de Rúben Amorim ao Leão e, logo de seguida, um Benfica x FC Porto no Estádio da Luz às 20h45. O primeiro confronto entre Bruno Lage e Vítor Bruno. Agarrem na calculadora, pipocas e, por favor, sentem-se no sofá. Ou no estádio. Mas que vai ser interessante, vai.
Na última jornada, os principais destaques foram: um Viktor Gyokeres louco a marcar pela primeira vez quatro golos num só jogo pelo Sporting (goleada ao Estrela Amadora por 5-1); fair-play de Pepê no FC Porto 4-0 Estoril-Praia (correu o mundo); apenas a segunda vitória do Boavista nesta Liga (2-1 fora ao Gil Vicente); Benfica com mais três pontos (2-1 ao Farense). Extra-futebol há que mencionar o despedimento de Luís Freire, antigo treinador do Rio Ave. Petit é oficialmente o substituto.
Braga x Sporting: A última dança de Rúben Amorim
Rúben Amorim merece o final perfeito e pode mesmo tê-lo. Dentro do possível. Quando foi oficializado no Manchester United, sabia-se que ia fazer os últimos três jogos e depois deixar o Sporting. Goleou o Estrela Amadora, goleou o Manchester City em noite histórica e agora tem a possibilidade de igualar o melhor arranque de sempre do Sporting na Primeira Liga (11 vitórias em 11 jogos) na despedida ao Leão. E para tornar o plot mais apetecível, o último jogo acaba por ser um duelo entre as duas equipas onde teve mais sucesso (Braga e Sporting). É assim um adeus a Portugal.
Neste momento, o Sporting lidera com 30 pontos, o FC Porto está em 2.º com 27 pontos, segue o Benfica com 22 pontos (e uma jornada a menos) e o Braga é quarto lugar com 20 pontos. No que diz respeito a este jogo, por um lado, o Leão quer vencer para dar o melhor final a Rúben Amorim e distanciar-se na corrida. Por outro, o Braga quer aproximar-se. Pode haver mudanças significativas na tabela classificativa, mas depende não só deste jogo como do outro (Benfica x FC Porto).
Desde que assumiu o comando, Carlos Carvalhal tem apresentado flexibilidade nas opções e sistemas, variando entre a linha de 4 e a linha de 3. O mais utilizado é o 4-2-3-1, mas, por exemplo, ainda no último jogo para a Europa League jogou num 3-4-2-1. Nos últimos jogos, foi também abandonado a dupla de laterais Victor Gómez e Adrian Marín, observando-se outras combinações como Yuri Ribeiro (lateral-esquerdo) e João Ferreira (lateral-direito), este que também joga como defesa-central. Depende da formação e adversário. Paulo Oliveira regressou de lesão e agarrou a titularidade. Na frente de ataque, Roberto Fernández tem sido mais utilizado, mas não é titular indiscutível e Amine El Ouzzani também joga. Inclusive, é o melhor marcador do Braga.
Em relação ao Sporting, há curiosidade para ver o último 11 de Rúben Amorim. Face a grave lesão de Nuno Santos, Maxi Araújo, que tanto pode jogar por dentro como por fora, tem sido o homem da lateral-esquerda e marcou nos últimos dois jogos. De resto, não há grandes alterações no modelo de jogo do Sporting. Atenção a Viktor Gyokeres, que já vai com 16 golos nesta edição da Primeira Liga.
Benfica x FC Porto: Dragão no Inferno da Luz
O Benfica e o FC Porto estão muito bem na Primeira Liga. Desde que Bruno Lage empoleirou-se na águia que os encarnados só sabem vencer e, em toda a prova, a turma de Vítor Bruno só falhou uma lição: Sporting em Alvalade. No fundo, fazendo um balanço geral da competição, o FC Porto é a segunda melhor defesa (4GS) e o segundo melhor ataque (27GM), sendo a equipa mais perto do Sporting, que lidera essas estatísticas e joga o melhor futebol em Portugal. Domingo às 20h45 no Estádio da Luz, Bruno Lage e Vítor Bruno enfrentam-se pela primeira vez, enquanto treinadores principais.
Águias e Dragões enfrentam-se depois jogar fora nas competições europeias (Bayern Munique e Lazio, respetivamente). Frente ao Bayern Munique, Bruno Lage preparou uma estratégia de contenção e mais focada no trabalho sem bola, mas faltou a saída (por transição ou ataque apoiado) e a exploração do espaço em profundidade. Pede-se a entrada, no plantel, de um jogador que resista à pressão e seja decisivo na ligação/construção, até porque no Benfica, há muitos mais que desequilibradores do que construtores. Neste aspeto, há poucas opções e Álvaro Carreras e Kokçu têm sido fundamentais. O jogo com o FC Porto é um jogo completamente diferente e a batalha pelo meio-campo será um duelo interessante. No Estádio da Luz, o Benfica tem sido mortífero com Bruno Lage. Atenção a Kerem Akturkoglu, grande destaque nos últimos tempos.
No plano ofensivo, o FC Porto está a funcionar cada vez melhor coletivamente. Pepê e Fábio Vieira descaem respetivamente na meia-esquerda e meia-direita, oferecendo qualidade e capacidade de desequilíbrio. Há Dany Namaso no apoio entre setores (ganha mais força na posição) e Samu Aghehowa, uma força da natureza, na frente de ataque. Martim Fernandes continua a destacar-se na lateral, Francisco Moura também já o provou. A turma de Vítor Bruno é assim uma equipa que tem capacidade para atacar por dentro como por fora, mais apoiado ou mais direto. Já se viu ambas. Cada jogo é um jogo e um Clássico é outro tipo de pressão. Uma coisa é certa: lá estaremos.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Liga Portugal #11: O último Adeus de Rúben Amorim e o duelo de titãs Benfica x FC Porto
{{ noCommentsLabel }}