Rede internacional Endeavor escolhe Portugal para realizar primeiro Outliers fora dos EUA
O evento Outliers distingue as empresas da comunidade Endeavor que mais crescem e melhor se desenvolvem no ano anterior.
Portugal foi o país escolhido pela Endeavor, rede internacional de e para empreendedores, para realizar a próxima edição do evento Outliers, a primeira vez que o encontro tem lugar fora da Califórnia, EUA. O evento Outliers distingue as empresas da comunidade Endeavor que mais crescem e melhor se desenvolvem no ano anterior.
“Esta é a primeira vez que este encontro se realiza fora da Califórnia, distinguindo fundadores de alto impacto que lideram empresas de rápido crescimento ou que, tendo feito exit às suas empresas, servem agora de role models e de mentores à seguinte geração de empreendedores”, refere a Endeavor, numa nota. Antes do verão de 2025, “mais de 100 fundadores de todo o mundo estarão em Portugal”.
Este anúncio foi feito durante a celebração do primeiro aniversário da Endeavor Portugal, que decorreu na segunda-feira à noite, na sede da PwC, no Palácio Sotto Mayor, em Lisboa.
“Acolher um evento como o Outliers em Portugal mostra que Portugal continua a afirmar-se no empreendedorismo e na criação de redes de apoio, na Europa e no mundo. Ser Empreendedor Endeavor e fazer parte desta rede Outliers cria um enorme impacto nas lideranças destas empresas, uma vez que ser CEO [presidente executivo] ou líder destas estruturas pode ser um trabalho bastante solitário”, afirma o diretor-geral da Endeavor Portugal, Ricardo Mesquita, citado no comunicado.
“O contacto com outros Endeavor Outliers ajuda a criar um espaço de partilha entre pares, onde podem discutir nesse contexto de confiança os desafios de fazer crescer um negócio com ambição global”, remata. Nos últimos dois anos, “o grupo de Endeavor Outliers passou perto de 2.000 horas a providenciar mentoria e conselhos a outros empreendedores” e “investiu ainda mais de 40 milhões de dólares, via Endeavor Catalyst, em empreendedores da próxima geração, segundo dados da Endeavor global.
Em 2024, “estes Outliers angariaram mais de 31 mil milhões de dólares em financiamento para as suas empresas, tendo gerado mais de 1,3 milhões de postos de trabalho em 33 países do mundo. Desse grupo, 63 são fundadores de empresas consideradas unicórnio, avaliadas em mais de 1.000 milhões de dólares”, refere o documento.
Fundada por Linda Rottenberg em 1997, a Endeavor anunciou a criação do escritório português em maio de 2023. Atualmente, a rede Endeavor está em 42 países e apoia mais de 2.000 empreendedores, cujas empresas juntam um lucro agregado de mais de 28 mil milhões de dólares, sendo criadores de mais de 3,9 milhões de empregos e, em 2021, levantaram mais de 4 mil milhões de dólares de capital, segundo dados da empresa.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rede internacional Endeavor escolhe Portugal para realizar primeiro Outliers fora dos EUA
{{ noCommentsLabel }}