BRANDS' ECO “Mais de 40% da nossa faturação vem da inovação”

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  • 12 Novembro 2024

Rui Lima, CIO da SIBS, considera essencial a aposta em projetos e soluções disruptivas para crescer. A fintech de pagamentos digitais está na Web Summit até quinta-feira.

Facilitar a vida aos consumidores e acelerar a velocidade dos pagamentos digitais é um dos grandes objetivos da SIBS, que, por estes dias, marca presença na Web Summit Lisboa como Exclusive Cashless Partner, sendo responsável por garantir todas as transações no evento. Para Rui Lima, Chief International Officer (CIO), a inovação tem de estar no centro da atividade da empresa para que esta continue a crescer e expandir-se no mercado internacional.

“Mais de 40% da nossa faturação vem da inovação, que tem de fazer parte do nosso negócio do dia-a-dia”, partilhou durante a primeira de várias SIBS Talks promovidas no stand da fintech portuguesa. É precisamente esta aposta que tem permitido à tecnológica alargar a sua presença além-fronteiras, nomeadamente em Angola, onde está disponível “uma solução para aumentar a inclusão financeira” que assegura “mais de 120 milhões de transações por mês”.

Inicialmente nascida com uma visão doméstica, a SIBS é hoje uma empresa de olhos postos no mundo – e, em particular, na Europa. “Identificámos a Europa Central e do Leste como mercado estratégico, não só na área dos pagamentos como também na inclusão financeira”, partilhou.

Rui Lima lembrou o investimento feito em mercados como o da Polónia ou da Roménia, que a empresa procura “consolidar”, e onde já estão disponíveis várias soluções inovadoras desenvolvidas pela SIBS. E essas, diz, tanto podem ser desenhadas in house como com o apoio de parceiros tecnológicos. “Acreditamos que é vantajoso desenvolver soluções em parceria. Olhamos para isso como algo muito importante”, acrescentou.

A aposta na expansão europeia prende-se não apenas com a proximidade geográfica e cultural, mas sobretudo pela facilidade no cumprimento da regulação. “A regulação é algo que existe e que temos de cumprir. O foco na Europa permite-nos navegar melhor porque a regulação parte toda do mesmo sítio, embora cada país tenha ligeiras alterações. Mas isso torna mais fácil olhar para esses mercados”, explicou.

E como se garante o sucesso da atividade num novo mercado? Rui Lima acredita que o segredo está em ter “uma presença internacional com um sabor local”, algo que se consegue com “lideranças e iniciativas locais”. Só assim, diz, é possível oferecer “soluções personalizadas para os diferentes mercados”.

Continue a acompanhar a presença da SIBS na Web Summit Lisboa 2024, no ECO.

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