BRANDS' ECO “Estamos a trabalhar para criar uma solução pan-europeia de pagamentos”
A espanhola Bizum, que integra o projeto de interoperabilidade entre Portugal, Espanha e Itália, quer que as transferências instantâneas sejam uma realidade generalizada na Europa.
Foi esta manhã concretizada a primeira transferência instantânea entre as aplicações MB WAY, Bizum (Espanha) e Bancomat (Itália) perante uma plateia preenchida num dos palcos da Web Summit Lisboa. A iniciativa, que pode conhecer em detalhe no ECO, é a primeira a garantir interoperabilidade entre sistemas de pagamentos na Europa e algo que os operadores querem expandir a todos os mercados da Zona Euro. “O que nos une são os pagamentos digitais. A possibilidade de nos podermos identificar num serviço digital com o número de telefone é essencial”, assinalou Fernando Ferrer.
O responsável por desenvolvimento de negócio na Bizum identifica a integração de cada vez mais casos de uso como uma prioridade para a empresa, que confirma estar a trabalhar no lançamento, já no próximo ano, de uma carteira digital semelhante às da Apple ou Google. “O objetivo é que o mercado bancário possa ser competitivo nesta área”, sublinhou.
Sobre a iniciativa euroPA – European Payments Alliance, apresentada esta manhã, Fernando Ferrer diz querer que os utilizadores da Bizum “saibam que podem usar os nossos serviços quando estão a viajar” e isso implica um trabalho complexo em várias áreas. “Estamos a trabalhar em diferentes frentes, desde o legal ao operacional, desenvolvimento técnico e de negócio, para criar uma solução pan-europeia de pagamentos”, detalhou o responsável.
Ferrer não tem dúvidas de que este será o futuro dos pagamentos digitais e transferências imediatas no contexto europeu, esperando que “mais iniciativas se juntem a este projeto para podermos ter impacto local e global”. Prevê-se que o serviço de interoperabilidade das três soluções digitais esteja disponível em 2025, sendo esperada uma expansão pelo restante território comunitário.
Continue a acompanhar no ECO a atividade e presença da SIBS na Web Summit Lisboa 2024.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
“Estamos a trabalhar para criar uma solução pan-europeia de pagamentos”
{{ noCommentsLabel }}