BRANDS' ECO Futuro será marcado por “batalha pelos meios de pagamentos” na Europa

  • BRANDS' ECO
  • 13 Novembro 2024

Quem o diz é Christian Pirkner, CEO da Bluecode, que esteve esta quarta-feira na Web Summit para falar sobre as tendências no mercado e os desafios da interoperabilidade no contexto europeu.

Em média, no ano passado foram processados, por dia, cerca de 11,6 milhões de pagamentos no retalho em Portugal. A dimensão dos números mostra a importância crescente das soluções de pagamentos digitais, cada vez mais procuradas pelos consumidores que querem pagar as suas contas de forma rápida, simples e segura. “O que vemos no futuro é a batalha pelos meios que usamos para pagarmos coisas uns aos outros”, destacou Christian Pirkner, CEO da Bluecode.

O empreendedor esteve esta quarta-feira no espaço da SIBS na Web Summit Lisboa, onde partilhou a sua visão sobre o futuro do mercado europeu de pagamentos digitais e a importância da interoperabilidade entre diferentes soluções. “Adoramos este tópico da interoperabilidade”, confessou, logo após ter decorrido a primeira transação entre o MB WAY, a Bizum (Espanha) e o Bancomat (Itália).

Na Europa, há cerca de 11 serviços locais que têm conquistado consumidores neste campo [dos pagamentos digitais e transferências instantâneas]. Acho que a grande oportunidade aqui é que continuem a vencer para garantir que temos métodos europeus de fazer pagamentos”, afirmou.

A Bluecode, que integra a EMPSA – European Mobile Payment Systems Association, tem trabalhado com estes serviços locais, como o MB WAY, para “perceber como podemos fazer aquilo a que chamamos pagamentos em roaming”. No fundo, a ideia é semelhante ao que já acontece com os serviços de telecomunicações na União Europeia (UE), que permitem ao utilizador fazer comunicações no estrangeiro sem qualquer obstáculo.

Acho que [a iniciativa EuroPA que junta o MB WAY, Bizum e Bancomat] é um excelente primeiro exemplo de interoperabilidade”, disse Christian Pirkner. O CEO da Bluecode espera que este projeto “inspire outros bancos a juntarem-se a este caso de uso”. “É algo que queremos muito que aconteça. Temos de garantir que temos métodos europeus que possam pagar em todo o mundo, é para aí que temos de caminhar e é o que estamos a fazer”, rematou.

Continue a acompanhar no ECO a presença e atividade da SIBS na Web Summit Lisboa 2024.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Futuro será marcado por “batalha pelos meios de pagamentos” na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião