Universidade Alfonso X el Sabio, a Fundação UAX e a UROLF unem esforços para criar a Cátedra de Uroginecologia e Pavimento Pélvico

  • Servimedia
  • 12 Novembro 2024

Esta aliança tem como objetivo promover a formação, a investigação e a inovação nas últimas técnicas e tratamentos em uroginecologia.

A Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) e a UROLF, um serviço médico especializado no campo da urologia dedicado à investigação, diagnóstico e tratamento, juntamente com a Fundação Universidade Alfonso X el Sabio (FUAX), criaram a Cátedra de Uroginecologia e Pavimento Pélvico.

De acordo com a entidade, esta nova cátedra permitirá aos estudantes de licenciatura e pós-graduação de especialidades de saúde como medicina, fisioterapia, enfermagem e psicologia, entre outras, aprender as mais recentes técnicas em uroginecologia com profissionais e referências na área. Para tal, no âmbito da cátedra, serão realizados, ao longo do ano letivo, uma série de workshops, conferências e seminários, bem como sessões de divulgação técnica e tecnológica que ajudarão os profissionais e estudantes a conhecer casos práticos, novos materiais, novas terapias, ou como a tecnologia está a ter impacto nos cuidados médicos desta especialidade.

Nesta linha, as atividades da cátedra incluem a implementação de dois projetos de investigação que estudam a aplicação da IA para o diagnóstico de precisão da neuropatologia pudenda e para estudos urodinâmicos. Ambos os projetos são uma oportunidade para os alunos da UAX perceberem como aplicar a tecnologia com propósito na sua profissão, ao mesmo tempo que geram conhecimento para que profissionais e empresas do setor da saúde possam aplicar a tecnologia para gerar um impacto positivo na sociedade.

“Esta cátedra contribui para a nossa missão de fomentar alianças que promovam a investigação e o desenvolvimento do conhecimento prático com o objetivo claro de o tornar uma referência nacional e internacional”, afirmou José Antonio Blanco, Diretor da FUAX. Por seu lado, Aida Suárez, decana da Faculdade de Ciências Biomédicas e da Saúde da UAX, sublinhou que este acordo “representa um avanço significativo nos nossos esforços para reforçar a colaboração entre o mundo académico e os profissionais de saúde, permitindo que estudantes e especialistas avancem em técnicas de ponta que melhoram a qualidade de vida das pessoas”.

Com esta iniciativa, a Cátedra de Uroginecologia e Pavimento Pélvico da UAX, em colaboração com a UROLF e a Fundação UAX, pretende não só inovar em técnicas e conhecimentos de ponta, mas também dar visibilidade a uma patologia que afeta significativamente a qualidade de vida de muitas mulheres: as perturbações do pavimento pélvico. “É uma oportunidade única de dar voz a uma patologia que é muitas vezes negligenciada e de proporcionar aos profissionais de saúde a formação necessária para melhorar o seu diagnóstico e tratamento”, afirmou o Dr. Luis López-Fando, diretor da cátedra. “A cátedra procura, assim, sensibilizar para esta patologia e formar especialistas que possam atender às necessidades específicas dos doentes, com um compromisso de cuidados médicos personalizados.

A criação desta cátedra inclui também um programa de bolsas de excelência para estudantes da UAX, estágios de formação acreditados, bem como o desenvolvimento de um programa de fellowship em Uroginecologia.

Com este acordo, a UAX, a FUAX e a UROLF aliam a qualidade académica e o apoio científico através da colaboração e do envolvimento de especialistas do setor da saúde nas atividades desenvolvidas no âmbito da Cátedra.

CICLOS E WORKSHOPS

A Cátedra já iniciou a sua atividade com os primeiros workshops organizados pela Astellas e com a colaboração das empresas do sector: Abbivie, Boston scientific, Coloplast, Hollister, Medtronic, Neomedic, Promedon, Soinde, Wellspect, Creo Medical, Capenergy e Wolf. Todos eles, com atividade na área da urologia e ginecologia, reuniram-se no Hospital Virtual de Simulação da UAX, onde tiveram a oportunidade de abordar profissionais de saúde interessados em adquirir conhecimentos especializados em urologia funcional e uroginecologia. O curso, no seu conjunto, oferece uma formação completa, centrada na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das infeções urológicas e uroginecológicas que afetam a mulher.

Estas sessões de formação, oferecidas durante dois dias no campus universitário de Villanueva de la Cañada, reuniram mais de 80 urologistas, ginecologistas e uroginecologistas que utilizaram tecnologias como a realidade virtual em workshops de formação sobre várias técnicas. Além disso, puderam aprofundar a aplicação de várias técnicas para tratar doenças uroginecológicas, como a aplicação de toxina botulínica em pacientes com bexiga hiperativa e idiopática, ou aprender mais sobre o desenvolvimento de um esfíncter artificial feminino. Tudo isto com profissionais do serviço médico da UROLF, do Hospital Universitário da Princesa, do Hospital Universitário Gregorio Marañón, do Hospital Universitário 12 de outubro, do Hospital Universitário Gregorio Marañón, do Hospital Universitário Fundación Jiménez Díaz, do Hospital Universitário de Getafe, do Hospital Universitário Puerta de Hierro e do Hospital Nacional de Parapléjicos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Universidade Alfonso X el Sabio, a Fundação UAX e a UROLF unem esforços para criar a Cátedra de Uroginecologia e Pavimento Pélvico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião