BRANDS' ECO Roménia é um mercado em crescimento nos pagamentos digitais

  • BRANDS' ECO
  • 18:00

Augustin Dobre, CEO da SIBS Roménia, explica que a maioria da população ainda prefere usar dinheiro físico, mas mostra-se confiante na inversão da realidade em “três a cinco anos”.

Passaram pouco mais de quatro anos desde que a SIBS adquiriu a Romcard/Supercard, empresa líder no processamento de operações com cartões na Roménia, para expandir a sua atividade para a Europa do Leste. Nasceu a SIBS Roménia, liderada por Augustin Dobre, que quer ser “uma one stop shop em tudo o que tem a ver com pagamentos” e servir outros mercados da região.

Apesar de um desenvolvimento rápido na região, a economia romena “continua a ser baseada em dinheiro”, com os pagamentos digitais a representarem 35% a 40% de todas as transações. O CEO, que foi um dos convidados do espaço da fintech na Web Summit Lisboa, assinala, porém, que a tendência começa a inverter-se e mostra-se confiante de que, nos próximos “três a cinco anos”, o digital seja o método preferido. “É algo que estamos a tentar potenciar”, assegura.

Augustin Dobre congratulou ainda o grupo “pelo que conseguiu alcançar com o MB WAY” e com o projeto de interoperabilidade pan-europeia anunciado quarta-feira, acrescentando que “uma carteira digital como esta é uma oportunidade na Roménia”. “Estamos a olhar essa área com muita atenção”, partilhou o CEO.

Outra área importante é o comércio digital, que tem crescido 18% ao ano naquele país, e que pode servir como catalisador para uma adoção mais generalizada dos pagamentos digitais. Além disso, a SIBS tem um conjunto de soluções digitais e de e-commerce para comerciantes, a que se junta uma atividade dominante na produção e personalização de cartões. “Cobrimos cerca de 87% dos cartões emitidos na Roménia. É um bom exemplo de inovação que mudou o panorama de pagamentos no retalho na Roménia”, destacou o responsável.

Dobre não tem dúvidas de que o sucesso da SIBS na Roménia deve-se sobretudo a uma estratégia local. “Temos uma presença local, equipas locais, CEO local, e que são pessoas que têm o conhecimento do mercado e sabem qual deve ser a abordagem cultural”, explicou.

Acompanhe no ECO a atividade da SIBS na Web Summit Lisboa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Roménia é um mercado em crescimento nos pagamentos digitais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião