BRANDS' ECO «Os desafios climáticos são globais, mas as soluções começam localmente»

  • BRANDS' ECO
  • 18 Novembro 2024

«Cada comunidade, cada cidade, cada autarquia tem um papel a desempenhar na construção de um futuro mais sustentável», acredita Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Nuno Piteira Lopes.

No arranque da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos falámos com o Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais Nuno Piteira Lopes sobre as iniciativas que vão decorrer no município e que culminam com uma grande conferência a 21 de novembro no Edifício Cruzeiro. ECO é media partner.

«Se todos os agregados separassem os materiais tradicionalmente recicláveis e os biorresíduos corretamente, o desperdício destinado a aterro diminuiria 83%»

Nuno Piteira Lopes, Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais

A propósito da Semana Europeia de Resíduos, quais são os principais desafios que Cascais enfrenta atualmente na gestão de resíduos?

As famílias de Cascais produzem em média 24 kg de resíduos por semana, em linha com a média nacional. O que sabemos das caracterizações dos resíduos indiferenciados é que se todos os agregados separassem os materiais tradicionalmente recicláveis e os biorresíduos corretamente, o desperdício destinado a aterro diminuiria 83%, para cerca de 4 kg por família por semana. Este é o nosso maior desafio, conseguir mobilizar toda a nossa comunidade para a necessidade de adotarmos comportamentos ambientais, nomeadamente através da reciclagem.

Como planeiam envolver a população e sensibilizá-la para a redução de resíduos?

Temos, ao longo de todo o ano, várias campanhas de sensibilização porta-a-porta, assim como um Programa de Educação e Sensibilização Ambiental que envolve todas as crianças que frequentam as escolas do concelho. Nesta que é a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, Cascais vai desenvolver um conjunto de atividades de sensibilização e consciencialização dos cidadãos para a temática da prevenção da produção de resíduos e sua correta separação e valorização.

Que iniciativas específicas vão ser implementadas em Cascais durante esta semana? Poderia destacar algumas ações?

Em Cascais, a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos arranca no dia 18 de novembro com a inauguração da instalação “O Lixo que Fazemos”, no Mercado da Vila. Esta iniciativa permitirá visualizar a quantidade de resíduos que uma família cascalense produz numa semana fazendo um comparativo com o lixo que se produziria com a prevenção de resíduos.

No dia 19 de novembro vai ser dinamizado um workshop de cozinha com a Tia Cátia, no Mercado da Vila, para chamar a atenção para a necessidade de evitar o desperdício na preparação de alimentos e para a importância da separação dos biorresíduos.

Para incentivar os mais novos para a prática de comportamentos ambientalmente corretos e aumentar os quantitativos de recicláveis recolhidos, vamos também, no dia 22 de novembro, entregar cerca de dois mil ecopontos para as salas de aula de todas as escolas públicas do Concelho de Cascais. As escolas a partir do 2º ciclo de ensino vão também receber ecocentros, permitindo a separação de vários tipos de fluxos, como cápsulas de café, caricas, rolhas e pequenos eletrodomésticos.

«Cada comunidade, cada cidade, cada autarquia tem um papel a desempenhar na construção de um futuro mais sustentável»

Nuno Piteira Lopes, Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais

Que função têm as novas tecnologias na redução de resíduos em Cascais? Existem ferramentas ou soluções digitais em destaque durante esta semana?

As tecnologias utilizadas como sensores de enchimento e geolocalização têm contribuído significativamente para a redução dos custos operacionais, através de uma melhor gestão de equipas e equipamentos, com recurso aos dados obtidos consolidados sobre todo o serviço de recolha e limpeza urbana.

Que papel desempenha a Conferência Cascais Ambiente na criação de uma visão mais sustentável para o município?

Os desafios climáticos que enfrentamos são globais, mas as soluções começam localmente. Cada comunidade, cada cidade, cada autarquia tem um papel a desempenhar na construção de um futuro mais sustentável. Em Cascais orgulhamo-nos do percurso que temos feito nesta área, sempre em busca de soluções mais inovadoras e eficazes. Pretendemos que esta conferência, que reúne especialistas em sustentabilidade ambiental, seja um momento de discussão e partilha de conhecimento, enriquecedor para Cascais na busca de soluções mais vantajosas para o concelho e para todos os munícipes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

«Os desafios climáticos são globais, mas as soluções começam localmente»

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião