BRANDS' ECO O propósito das marcas e dos líderes, com Ricardo Costa

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  • 8:00

O CEO do Grupo Bernardo da Costa, acredita numa liderança humanizada, centrada nos colaboradores, no seu valor e no seu envolvimento.

Para assinalar os 10 anos em Portugal, a Keller Williams acaba de lançar “Leadership Bites”, um videocast sobre liderança, pessoas, empresas, empreendedorismo e inovação. Com ligação a todos os setores, o objetivo de cada episódio é descobrir e partilhar, através de testemunhos de alguns thought leaders nacionais, fórmulas e caminhos para o sucesso, em diferentes áreas da vida. A condução deste videocast, no ar todas as quartas-feiras, ficará a cargo de Marco Tairum, CEO da Keller Williams Portugal. Recebe, no episódio de estreia, o líder do Grupo Bernardo da Costa.

Nascido em Braga, em 1978, Ricardo Costa passou ao lado de uma carreira em Medicina. Trocou os corredores dos hospitais por Engenharia e Gestão Industrial e hoje é considerado um dos rostos nacionais na área dos negócios e dos recursos humanos. Para Ricardo Costa, a felicidade é o grande motor do lucro e da prosperidade nas empresas.

Ricardo Costa, CEO Grupo Bernardo da Costa, e Marco Tairum, CEO da Keller Williams Portugal

Para o CEO do Grupo Bernardo da Costa, vivemos uma revolução industrial profundamente ligada às pessoas. Acredita numa liderança humanizada, centrada nos colaboradores, no seu valor e no seu envolvimento. Uma liderança que cuida e que escuta, que aceita o erro como parte do percurso e que compreende o propósito de cada indivíduo dentro das organizações.

Repudia expressões como “retenção de talento”. Para Ricardo Costa, as organizações não são prisões e por isso o objetivo não pode ser reter, mas sim atrair e envolver. E se tem consciência de que o salário continua a ser um dos principais fatores de atração, considera crucial que este seja complementado com a atenção ao propósito, às perspetivas, à formação e à flexibilidade dos colaboradores.

O desfasamento da qualificação entre empresários e funcionários é, para Ricardo Costa, um dos grandes desafios da liderança atual. Para o CEO, é fundamental dotar os líderes de soft skills: liderar não se resume a gerir processos, implica, acima de tudo, orientar pessoas.

Considera que o trabalho pode e deve ser uma fonte de felicidade e que as empresas não são feitas de pessoas, mas sim as próprias pessoas, o maior ativo das organizações. Não existem empresas felizes sem que as pessoas o sejam, e é por isso essencial que se acompanhe atentamente o percurso de cada colaborador: escutá-lo, compreendê-lo e, sempre que necessário, ajustar o seu propósito e o seu papel na organização. Garantir que se tem “a pessoa certa na função certa, no momento certo”.

Assista ao episódio completo aqui:

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