LaLiga celebra segunda viagem internacional para criar sinergias com clubes da Bundesliga na exploração de infra-estruturas

  • Servimedia
  • 19 Novembro 2024

Foi à região alemã da Renânia do Norte-Vestefália, com o objetivo de criar sinergias com alguns dos principais clubes da Bundesliga e, desta forma, partilhar experiências e estratégias comerciais.

Assim, os clubes da LaLiga que participaram nesta viagem mostraram uma vasta gama de experiências para melhorar aspetos-chave dos seus modelos de negócio, a fim de aumentar as suas receitas ou melhorar o envolvimento dos adeptos nos seus estádios, tanto em dias de jogo como em dias de não jogo. Organizar diferentes tipos de eventos, alugar espaços dentro dos estádios ou oferecer uma oferta variada de hospitalidade aos adeptos são algumas das opções que os clubes espanhóis já estão a incorporar nas suas instalações.

Jaime Blanco, diretor do Gabinete de Clubes da LaLiga, afirmou que “esta expedição serviu para os clubes da LaLiga aprenderem com exemplos e partilharem com outros clubes europeus os seus planos para promoverem uma melhor experiência para todos os tipos de adeptos quando assistem a um jogo, ampliando a utilização das suas instalações em dias não competitivos. Desta forma, damos resposta a esta nova era do futebol, que combina a vertente desportiva com uma vertente mais sensorial e inovadora para além dos 90 minutos do jogo.

Esta viagem permitiu que a expedição da LaLiga examinasse as iniciativas dos seus homólogos alemães em matéria de exploração comercial dos espaços dos seus recintos em termos de hospitalidade e de afluência geral, as estratégias implementadas pelos clubes da Bundesliga para gerar novas fontes de receitas em dias de jogo, tanto antes como depois dos 90 minutos, mas também em dias de não jogo.

Durante os três dias da viagem, os clubes da LaLiga estabeleceram contacto com alguns dos clubes mais emblemáticos da Alemanha e respectivos estádios, como o Borussia Dortmund e o seu Signal Iduna Park, um dos maiores estádios de futebol da Europa. Também com o Borussia Mönchengladbach e o Borussia-Park, um dos estádios com maior envolvimento dos adeptos na Alemanha e que incorpora um hotel na sua oferta para todos os públicos. Da mesma forma, com o Bayer Leverkusen e a BayArena, um recinto com diferentes experiências sensoriais para os adeptos, bem como com o Schalke 04 e a Veltins Arena, um estádio convertido num espaço polivalente para acolher uma multiplicidade de diferentes tipos de eventos; e o FC Köln e o seu RheinEnergie Stadium, um estádio famoso por acolher algumas das digressões dos artistas musicais de maior renome internacional.

O Club Office é composto por uma equipa LaLiga especializada em consultoria e assessoria em 8 áreas de negócio: comunicação, estratégia digital, infra-estruturas empresariais, desenvolvimento internacional, branding, marketing e comercial, tecnologia e recursos humanos.

Esta equipa trabalha em estreita colaboração com cada um dos 42 clubes para que todos possam tirar o máximo partido de cada uma das áreas das equipas da LaLiga. Com o lançamento deste departamento, consolidam-se os processos de trabalho que deram frutos em termos de receitas, crescimento digital, aumento da presença internacional e desenvolvimento de projetos tecnológicos, entre outros.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

LaLiga celebra segunda viagem internacional para criar sinergias com clubes da Bundesliga na exploração de infra-estruturas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião