A LaLiga e a SportBoost, através da iniciativa “Meet LaLiga EA Sports”, promovem a inovação tecnológica na indústria do desporto
Um evento que reuniu, na sede da competição, atletas e dirigentes de clubes da LaLiga EA Sports e da LaLiga Hypermotion, bem como representantes de empresas como a AstraZeneca, a Warner ou a DAZN.
No seu discurso, o presidente da LaLiga, Javier Tebas, afirmou que “a tecnologia e este tipo de startups que estão aqui hoje ajudam-nos a evoluir a forma como transmitimos os hábitos desportivos e a melhorar a experiência desportiva dos adeptos. Há mais de dez anos que apostamos na tecnologia e na criação de conteúdos na vanguarda do mercado, mas temos de continuar a melhorar e a inovar constantemente”.
Por seu lado, Iker Casillas, fundador da SportBoost, afirmou que “temos de aproveitar a nossa posição de atletas com uma carreira de sucesso para abrir caminho às gerações futuras, utilizar o nosso historial para dar confiança e incentivar as novas gerações a apostarem no setor do desporto para desenvolverem as suas ideias aqui. Nos últimos anos houve uma revolução tecnológica, temos de aproveitar os seus benefícios para desenvolver ainda mais as suas partes boas e aproveitá-las para diminuir os possíveis efeitos negativos que possam ter”.
CONVERGÊNCIA
Durante o dia, foram organizadas diferentes mesas redondas para analisar o papel das tecnologias emergentes no desporto. Especialistas de várias multinacionais, como Juan Bermúdez Tejero, Licensing Manager da Warner Chapell Music; Víctor Marín, Head Acute Care da Astra Zeneca; e Eugenio Blanco, Vice President Content Engagement da DAZN, apresentaram o seu ponto de vista sobre o progresso destas tecnologias.
A este respeito, Blanco salientou que “num ambiente em tão rápida evolução, temos de nos concentrar em horizontes mais próximos. Na nossa área, muitas das aplicações que estamos a explorar hoje em dia tornar-se-ão mais generalizadas. Vamos implementar mais tecnologia nas nossas transmissões, editando conteúdos desportivos para oferecer experiências personalizadas. Queremos que cada utilizador possa escolher e, praticamente, tornar-se o seu próprio emissor. Isto abrirá a porta a uma nova forma de interagir com o desporto e, em geral, a uma conversa transformadora na indústria.
SOLUÇÕES INOVADORAS
Um júri composto por representantes da LaLiga, da SportBoost e por especialistas do ecossistema do empreendedorismo e da inovação avaliou as propostas das cinco startups finalistas. No final, a empresa Audioshake foi a vencedora deste concurso pela sua ferramenta que oferece um controlo avançado do áudio para edição em tempo real, destacando-se pelo seu elevado grau de inovação e pelo valor que pode trazer à LaLiga e aos clubes.
As quatro startups finalistas que acompanharam a Audioshake no dia foram a A-Champs, de Espanha, que transforma o treino de futebol numa experiência imersiva utilizando tecnologia avançada; a DriveCast, de Chipre, que cria experiências ao vivo utilizando a realidade aumentada para transmissões desportivas; a Proto, também dos Estados Unidos, uma plataforma de comunicação holográfica interativa em tempo real; e a Rezzil, que otimiza o desempenho desportivo utilizando a realidade virtual (RV), através de sessões de treino imersivas e dinâmicas.
O sucesso da segunda edição do ‘Meet LaLiga EA Sports’ foi “estrondoso”, asseguraram, com mais 20% de participantes do que na edição anterior. Este evento sublinha o compromisso da LaLiga e da SportBoost com a promoção de iniciativas tecnológicas que impulsionam o futuro do desporto, posicionando-se como líderes na promoção de startups que acrescentam valor ao ecossistema desportivo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A LaLiga e a SportBoost, através da iniciativa “Meet LaLiga EA Sports”, promovem a inovação tecnológica na indústria do desporto
{{ noCommentsLabel }}