Cipher alerta para uma utilização mais intensiva da IA pelos cibercriminosos durante a Black Friday e o Natal
Cipher, a unidade de cibersegurança do Grupo Prosegur, prevê um aumento significativo da utilização da IA nos ciberataques que terão lugar durante a época alta de consumo do ano.
A empresa alertou para o facto de os cibercriminosos já estarem a utilizar ferramentas automatizadas, com as quais conseguem criar mensagens de phishing mais convincentes, fazer-se passar por identidades de forma quase indetetável e lançar ataques maciços numa questão de minutos.
A empresa recorda que o Instituto Nacional de Cibersegurança (INCIBE) geriu em 2023 mais de 83 500 incidentes de cibersegurança em Espanha, dos quais 58 000 afetaram particulares e os restantes afetaram empresas, com uma tendência crescente ao longo deste ano.
Neste contexto, a Cipher apela aos consumidores, empresas e instituições para que tomem precauções extremas durante a última parte do ano, quando se espera um grande aumento das transações em linha. A empresa sublinha que os cibercriminosos vão intensificar os seus esforços durante campanhas como a Black Friday e a Cyber Monday, empregando táticas como o phishing através de e-mails falsos para obter dados pessoais e bancários.
Indica que também recorrerão à clonagem de sítios Web legítimos para capturar informações sensíveis e credenciais de utilizador. As aplicações maliciosas disfarçadas de software legítimo representam outra ameaça, concebida para roubar dados, comprometer os dispositivos e a segurança dos utilizadores. Além disso, o “malvertising”, através de anúncios online fraudulentos, distribui malware ou redireciona para sites perigosos. Por último, os falsos cupões e descontos destinam-se a atrair vítimas desprevenidas, completando este vasto repertório de fraudes.
Ao mesmo tempo, acrescentou, as soluções de cibersegurança evoluíram para responder às crescentes ameaças digitais e às novas táticas. De acordo com Cipher, ferramentas avançadas como a inteligência artificial defensiva e a deteção proativa permitem identificar padrões suspeitos e bloquear ataques antes que estes ocorram. Estratégias como a Cyber Threat Intelligence podem analisar as ameaças emergentes, ajudar a mitigá-las e promover a educação em cibersegurança, que é fundamental para reduzir o seu impacto.
Durante esta época, a Cipher afirma intensificar as suas capacidades de análise e resposta através de ações proativas, detetando atividades suspeitas com tecnologias avançadas. Além disso, recomenda às empresas e aos consumidores que desconfiem de ofertas irrealistas, que utilizem redes seguras para fazer compras em linha e que reforcem as medidas de proteção de dados. Para as empresas, recomenda também que realizem auditorias de segurança e reforcem os seus protocolos para fazer face ao aumento das transações. Estas práticas são essenciais para minimizar os riscos num ambiente cada vez mais digitalizado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Cipher alerta para uma utilização mais intensiva da IA pelos cibercriminosos durante a Black Friday e o Natal
{{ noCommentsLabel }}