⛽ Combustíveis vão ficar mais caros para a semana. Gasóleo sobe 2,5 cêntimos e a gasolina um cêntimo
A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,705 euros por litro de gasolina simples 95 e 1,606 euros por litro de gasóleo simples.
Os preços dos combustíveis vão voltar a aumentar na próxima semana, por isso, aproveite o fim de semana para encher o tanque da viatura. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá subir 2,5 cêntimos e a gasolina vai ficar um cêntimo mais cara, avançam ao ECO fontes do setor.
Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,705 euros por litro de gasolina simples 95 e 1,606 euros por litro de gasóleo simples, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). É preciso recuar a 22 de abril para encontrar os preços do diesel mais caros.
Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.
Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent de sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.
Esta semana, os preços do gasóleo subiram 0,1 cêntimos e os da gasolina 0,5 cêntimos, um comportamento muito distinto face às expectativas do mercado que apontavam para um aumento de 1,5 cêntimos da gasolina e uma descida de 0,5 cêntimos do diesel.
O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está esta sexta-feira a descer 0,9%, para os 73,56 dólares por barril, mas caminham para um ganho semanal de 5%, com a intensificação da guerra na Ucrânia, depois dos Estados Unidos e Reino Unido terem permitido a Kiev usar as suas armas para atacar a Rússia. Mas também à boleia do aumento das importações chinesas em novembro. Este será o aumento semanal mais forte desde o final de setembro.
“O que o mercado teme é a destruição acidental de uma parte de uma refinaria de petróleo ou gás, que não só cause danos a longo prazo, mas também acelere uma espiral da guerra”, disse John Evans, analista da PVM, citado pela Reuters.
Já o maior importador mundial de petróleo bruto, a China, anunciou quinta-feira medidas para impulsionar o comércio, incluindo apoio às importações de produtos energéticos, tendo em conta as preocupações com as ameaças do futuro Presidente dos EUA, Donald Trump, de impor tarifas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
⛽ Combustíveis vão ficar mais caros para a semana. Gasóleo sobe 2,5 cêntimos e a gasolina um cêntimo
{{ noCommentsLabel }}