Israel restringe movimentos de pessoas no sul do Líbano
A população está proibida de se deslocar para as aldeias cuja evacuação o exército israelita ordenou no sul e, por outro lado, de atravessar o rio Litani.
O exército israelita anunciou esta quarta-feira a restrição noturna dos movimentos da população no sul do Líbano, poucas horas depois da entrada em vigor de uma trégua na guerra contra o movimento xiita libanês Hezbollah.
A população está proibida de se deslocar para as aldeias cuja evacuação o exército israelita ordenou no sul e, por outro lado, de atravessar o rio Litani, disse numa mensagem na rede social X o porta-voz do exército de língua árabe, Avichay Adraee.
O cessar-fogo, que entrou em vigor esta quarta e tem uma duração prevista de 60 dias, surge após dois meses de guerra aberta e aos mortíferos bombardeamentos aéreos israelitas.
Entre os vários termos do acordo, que se assemelha à Resolução das Nações Unidas 1701 adotada em 2006 após a última guerra entre o Hezbollah e Israel, está a retirada do Hezbollah para norte do rio Litani e o seu desarmamento, enquanto o exército libanês toma controlo do sul do Líbano.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Israel restringe movimentos de pessoas no sul do Líbano
{{ noCommentsLabel }}