BCE expande influência com adesão da Noruega ao sistema de pagamentos instantâneos europeu

BCE e Noruega assinam acordo para adesão ao TIPS, tornando a coroa norueguesa a quarta moeda no sistema de pagamentos instantâneos europeu. A implementação está prevista para 2028.

Num passo significativo para a integração financeira europeia, o Banco Central Europeu (BCE) e o Norges Bank assinaram um acordo para a adesão da Noruega ao serviço TARGET Instant Payment Settlement (TIPS) do Eurosistema, por forma a permitir aos participantes do mercado na Noruega liquidar pagamentos instantaneamente, 24 horas por dia, em moeda do banco central.

Esta medida, anunciada pelo BCE e pelo banco central norueguês esta sexta-feira, marca um momento histórico, tornando a coroa norueguesa a quarta moeda disponível para liquidação de pagamentos instantâneos no TIPS. “O acordo com o BCE garantirá que a infraestrutura para pagamentos instantâneos em coroas norueguesas seja desenvolvida em linha com os desenvolvimentos nos países nórdicos e no resto da Europa”, destacou Ida Wolden Bache, governadora do Norges Bank.

O TIPS, parte integrante dos Serviços TARGET do Eurosistema, é um serviço de pagamentos instantâneos lançado há seis anos para permitir a transferência de dinheiro em tempo real durante todos os dias do ano em toda a Europa. Até ao momento, este sistema já opera com o euro e a coroa sueca, estando prevista a inclusão da coroa dinamarquesa em abril de 2025. A integração da coroa norueguesa está planeada para o primeiro semestre de 2028.

Esta expansão do TIPS não só beneficiará os cidadãos e empresas norueguesas, que passarão a fazer parte da comunidade europeia de utilizadores do serviço TIPS, mas também contribuirá para o trabalho em curso de implementação de um serviço de liquidação entre moedas no TIPS.

“Estamos encantados que a Noruega vá utilizar o serviço TARGET Instant Payment Settlement do Eurosistema para pagamentos instantâneos em coroas norueguesas”, referiu Christine Lagarde, presidente do BCE, sublinhando ainda que a Noruega é o primeiro país não pertencente à União Europeia do Espaço Económico Europeu a juntar-se a um dos Serviços TARGET do Eurosistema, sendo por isso “uma indicação do fortalecimento das relações económicas em toda a Europa e da atratividade do TIPS.”

Além disso, a adesão da Noruega a este serviço representa um passo significativo na integração financeira europeia, reforçando as relações económicas além das fronteiras da Zona Euro e demonstrando a atratividade e eficácia dos serviços de pagamento instantâneo do Eurosistema.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE expande influência com adesão da Noruega ao sistema de pagamentos instantâneos europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião