UAX reforça a sua posição na “saúde digital” com o encerramento da terceira promoção da Digital Health
A Universidade Alfonso X el Sabio (UAX) encerrou uma nova promoção de alunos da licenciatura em Medicina que estudaram a disciplina de Saúde Digital durante a sua formação.
A UAX disse na terça-feira que é pioneira em Espanha “na oferta desta disciplina e é a única universidade que a ensina, respondendo assim às necessidades emergentes do setor da saúde, onde as competências em tecnologias digitais são essenciais para enfrentar os desafios atuais e garantir uma maior empregabilidade dos profissionais”.
Nos últimos três anos do curso de Medicina, quase 150 alunos frequentaram o curso de Saúde Digital. Estes números, aliados a uma média de satisfação de 9 em 10 para o curso, “refletem não só o crescente interesse pela área, mas também a importância desta formação para os futuros profissionais de saúde, desde a implementação do curso em 2022 e o lançamento desta pós-graduação em 2021”, refere a UAX.
A instituição indicou ainda que aposta numa formação integral dos alunos que alia a teoria à prática e prepara os seus estudantes para os desafios e a procura de talento no atual mercado de trabalho. Os alunos do curso de Saúde Digital receberam formação em ferramentas digitais, telemedicina e inteligência artificial e, paralelamente, desenvolveram projetos inovadores que foram apresentados na Aula Cajal do Ilustre Colégio Oficial de Médicos de Madrid (Icomem) a académicos, profissionais e ao Comité Científico de Telemedicina e Saúde Digital.
Entre os trabalhos apresentados, contam-se propostas como “Impacto da inteligência artificial no rastreio do cancro da mama”, um estudo sobre a forma como a IA pode melhorar a precisão e a eficiência do diagnóstico; “Doc-Cerca”, uma plataforma para a gestão de emergências médicas que utiliza a IA para avaliar o impacto nos profissionais e nos doentes, a fim de reduzir a sobrecarga nos serviços de emergência sem negligenciar o fator humano nos cuidados de saúde; PanX”, uma aplicação de medicina personalizada que combina diagnóstico, prevenção e previsão para pacientes com diabetes mellitus; e ‘Cirugías a distancia’, uma solução tecnológica que explora as possibilidades da telecirurgia no domínio da saúde.
Mariví Redondo Vega, coordenadora de Saúde Digital da UAX e membro do Comité de Telemedicina e Saúde Digital do ICOMEM, destacou que “a capacidade dos nossos alunos de aplicar a tecnologia em contextos reais, sem perder o humanismo médico que caracteriza um bom médico, demonstra o sucesso desta formação. Com cada nova promoção, estamos a formar profissionais preparados para liderar a mudança para um sistema de saúde mais eficiente, acessível e centrado no doente”.
SAÚDE DIGITAL
A UAX explicou que, no contexto de um sistema de saúde cada vez mais digitalizado, o conhecimento em saúde digital é essencial não só para melhorar a qualidade dos cuidados, mas também para otimizar os recursos e oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios atuais.
O Dr. Manuel Grandal, Presidente do Comité Científico de Telemedicina e Saúde Digital do ICOMEM, salientou que “o progresso tecnológico está a transformar a forma como entendemos e praticamos a medicina. Os estudantes formados em saúde digital não só compreendem esta transformação, como são capazes de a liderar, oferecendo soluções que têm um impacto direto na vida dos doentes”.
Aida Suárez, decana da Faculdade de Ciências Biomédicas e da Saúde, explicou que “a nossa missão como universidade é antecipar as necessidades do setor e preparar os futuros profissionais para as enfrentarem com solvência. A saúde digital é um campo em plena expansão, e os conhecimentos adquiridos nesta formação abrir-lhes-ão portas num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e especializado”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UAX reforça a sua posição na “saúde digital” com o encerramento da terceira promoção da Digital Health
{{ noCommentsLabel }}