Sporting de João Pereira estreia-se na Liga, Águia voa feliz e Dragão quer voltar a voar

João Pereira vai estrear-se na Primeira Liga, com o Sporting a enfrentar a sensação do campeonato, Santa Clara; o Benfica visita o terreno do Arouca e o FC Porto recebe o Casa Pia.

A bicicleta de Cristiano Ronaldo é agora uma memória e a Primeira Liga está novamente de regresso, três semanas e meia depois. A maior mudança, entretanto, foi no reino do Leão, pois Ruben Amorim trabalha agora na Premier League e João Pereira é o novo treinador do Sporting, tendo levado com uma queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol por não ter o nível exigido.

Nesta jornada, João Pereira vai estrear-se na Primeira Liga, com o Sporting a enfrentar a sensação do campeonato, Santa Clara; o Benfica visita o terreno do Arouca e o FC Porto recebe o Casa Pia.

Em jeito de flashback, os principais destaques da jornada 11 foram a goleada do Benfica ao FC Porto por 4-1 – superioridade notória das águias e dragões muito abaixo do esperado –; reviravolta épica do Sporting em casa do Braga com bis decisivo de Conrad Harder (4-2) no jogo de despedida de Ruben Amorim; triunfo do Santa Clara sobre o Vitória SC por 1-0 que resultou num salto do sexto para o quarto lugar; estreia de Petit no banco do Rio Ave com vitória sobre o Boavista por 2-0 no Bessa.

Sporting x Santa Clara: João Pereira precisa de dar uma resposta na sua estreia na Primeira Liga

A primeira derrota do Sporting em Alvalade nesta temporada – frente ao Arsenal – causou estrondo, mas já se esperava. Houve uma profunda transformação na equipa técnica dos Leões e é irracional pensar que não haveria consequências, por mais semelhanças que João Pereira e Ruben Amorim tenham no estilo de jogo.

Um ponto-chave é relembrar que João Pereira ainda mal teve tempo para implementar as suas ideias, tal como os jogadores de as receber e praticar, e de que isto é o início de um projeto. Claro que a falta de experiência de João Pereira é um argumento, mas não o argumento. Há que ver mais além.

Poderá ser feita uma melhor avaliação de João Pereira como treinador nos próximos tempos. Esta partida com o Santa Clara é talvez o primeiro teste real, devido à discrepância para com o Amarante (Liga 3) e Arsenal (Premier League e com um projeto de Mikel Arteta a consolidar-se há anos, enquanto os leões começaram agora um novo projeto).

O Sporting continua – é evidente – a ter um plantel bem superior ao do Santa Clara, porém a equipa de Vasco Matos é a clara sensação da Primeira Liga 24/25 até ao momento. Está em quarto lugar, com 21 pontos, estando somente atrás dos chamados três grandes.

Será interessante perceber, dentro do possível, a capacidade de resposta psicológica dos jogadores, sobretudo da linha defensiva, em que apresentaram baixos índices de concentração e competência contra o Arsenal, especialmente Franco Israel, e dinâmicas no corredor esquerdo – nos dois jogos que João Pereira orientou, começou Marcus Edwards.

O jogo entre o Sporting e o Santa Clara está marcado para as 20h30 deste sábado no Estádio de Alvalade.

Arouca x Benfica: Águia voa com sorriso na cara

O Benfica está de volta? Considerando o início com Roger Schmidt, a relação danificada entre adeptos-Rui Costa e alguns dos resultados do Benfica no começo da temporada, seria difícil imaginar uma recuperação tão rápida por parte de Bruno Lage.

Hoje em dia, o Benfica está num bom momento. Se há coisa em que Lage marca a diferença é na utilização dos seus jogadores, desde colocar Kokçu na sua posição de conforto, gerir Ángel Di María, que vive um excelente momento, e a aproveitação do banco. Apoia e confia em Arthur Cabral e Zeki Amdouni acrescenta sempre que entra. Frente ao AS Monaco, a reviravolta veio precisamente do banco.

No geral, o futebol está melhor e verifica-se muito mais qualidade ofensiva. Nos últimos três jogos, goleou o FC Porto por 4-1, arrasou o Estrela Amadora por 7-0 e venceu em casa do AS Monaco por 3-2. Há maior produção e finalização e vê-se também pela quantidade de goleadas que o Benfica leva desde que Bruno Lage chegou.

Continua ainda assim a haver muita margem de melhoria em vários aspetos, especialmente nos comportamentos defensivos (transição, por exemplo). Agora o Benfica vai enfrentar o Arouca, que mudou recentemente de treinador (já não é Ian Cathro) e tem Vasco Seabra desde o início do mês de novembro, num jogo marcado para as 18h00 deste domingo.

Desde que Seabra chegou, perdeu 2-1 com o Braga (fora), empatou 0-0 em casa do Famalicão e foi eliminado pelo Farense na Taça de Portugal (2-1; fora).

FC Porto x Casa Pia: Dragão quer depenar Ganso e voltar a voar

O FC Porto luta contra uma crise. Diante do Casa Pia, o Dragão de Vítor Bruno tem nova oportunidade para vencer e navegar por águas mais tranquilas em direção à estabilidade (pensando também em Vítor Bruno), melhor relação adeptos-clube e sucesso desportivo. Não está fácil.

Perderam em Lazio, foram goleados pelo seu grande rival Benfica na Luz e eliminados pelo Moreirense na Taça de Portugal, onde Samu e Pepê desabaram em lágrimas. No último jogo com o Anderlecht, fizeram o 2-1 aos 83 minutos, mas acabaram por empatar após golo sofrido aos 86’. Sente-se fragilidade coletiva e mental, com Vítor Bruno meio desorientado à procura da fórmula que dê a volta à situação.

Nem sempre foi assim, até pelo contrário. O FC Porto começou a temporada no topo de Portugal com uma Supertaça épica e chegou a assumir-se como a segunda equipa a jogar o melhor futebol nacional (atrás do Sporting), tendo inclusive vivido um momento muito estável: 6 vitórias consecutivas com 16 golos marcados e apenas um sofrido. Do dia para a noite, a fragilidade, a revolta dos adeptos e a teia de incertezas sobre Vítor Bruno. O que terá acontecido para a quebra tão evidente do futebol?

O próximo adversário é o Casa Pia, que criou muitas dificuldades ofensivas ao Benfica protegendo o resultado até aos 70 minutos e que, contra o Sporting, fechou-se numa linha de seis elementos mais recuados para condicionar ao máximo o Leão.

Desde esse jogo que o Casa Pia não conhece o sabor da derrota: golearam o Amora por 5-0 na Taça de Portugal, venceram o Nacional (1-0), empataram com o Rio Ave (2-2) e Farense (1-1) e superaram o GD Chaves (3-0) na última fase da Taça. Dragões e Gansos enfrentam-se esta segunda-feira pelas 20h45 no Estádio do Dragão.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sporting de João Pereira estreia-se na Liga, Águia voa feliz e Dragão quer voltar a voar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião