PwC lança “Work Academy”, um projeto pioneiro na Europa que certifica a formação dos seus profissionais
Este projeto permite que a formação e a experiência profissional dos seus colaboradores sejam acreditadas com um diploma universitário.
A PwC Espanha apresentou a “Work Academy”, um projeto pioneiro na Europa que permite que a formação e a experiência profissional dos seus colaboradores sejam acreditadas com um diploma universitário.
O presidente da Georgia Tech University e único espanhol à frente de uma das principais universidades americanas, Ángel Cabrera, deu uma aula magistral sobre as oportunidades que se abrem na relação entre a universidade e o mundo empresarial no encontro “Talento e Negócios” que a empresa realizou ontem em Madrid e que reuniu cerca de 200 pessoas do mundo empresarial, académico e social.
Gemma Moral, sócia responsável pelo Capital Humano da PwC, moderou em seguida uma mesa redonda com a participação de Jon Azua, decano do projeto Work Academy da PwC, Almudena Román, CEO interina do ING Espanha e Portugal, e Alfonso Díaz Segura, Diretor Corporativo de Operações Empresariais do Grupo Educacional CEU, na qual se analisou como a aproximação entre universidades e empresas pode contribuir para fomentar o talento.
Durante a sua intervenção, Ángel Cabrera afirmou que “a Work Academy é uma oportunidade para combinar o melhor dos dois mundos: a universidade e a empresa”. Depois de passar em revista a evolução da instituição a que preside, explicou como a Inteligência Artificial nos obriga a adaptar a forma como fazemos o nosso trabalho ou a mudar: “Ou se aprende a utilizar ferramentas de IA ou se muda de carreira”, sublinhou. Na mesma linha, sublinhou que “é difícil inovar, escalar no modelo tradicional, mas isso pode ser feito, mesmo a partir da universidade tradicional”. Demos o exemplo da Georgia Tech: “Somos obrigados a inovar porque agora vivemos muito mais tempo e, devido à velocidade a que a tecnologia muda, temos de nos adaptar. Através de iniciativas como esta, pensamos na aprendizagem ao longo da vida, gerando programas para ajudar a mudar de carreira”.
Gemma Moral, sócia responsável da PwC e responsável pela moderação da mesa redonda, afirmou que “o talento é o que vai diferenciar as empresas”. “O maior valor dos nossos profissionais é o facto de poderem estudar e formar-se continuamente. Esta é a nossa prioridade estratégica. Através de uma colaboração pioneira com a Universidade CEU San Pablo, queremos chegar a 4.500 profissionais certificados em quatro anos graças ao programa Work Academy”, sublinhou.
Por outro lado, Jon Azua, decano do projeto Work Academy, resumiu a missão do programa em poucas palavras: “A essência da Work Academy é aprender trabalhando e trabalhar aprendendo, além de criar valor para a sociedade, empresas e instituições”. Quando questionado sobre a visão do projeto, Azua centrou-se no ativo mais valioso para qualquer empresa: as pessoas. Neste sentido, quis salientar que “a generosidade bem entendida, a co-criação de valor, desempenha um papel muito importante, pois todos precisamos uns dos outros”.
No bloco seguinte do dia, Almudena Román, CEO em exercício do ING Espanha e Portugal, salientou que a Work Academy demonstra a confiança da PwC nos seus métodos e o compromisso da empresa com os seus profissionais: “Penso que é uma iniciativa muito útil e inovadora”. Depois de explicar a estratégia de flexibilidade e diferenciação do ING, Román assinalou que “o talento é a semente fundamental das empresas”.
Para Alfonso Díaz Segura, Diretor Corporativo de Operações Empresariais do CEU Educational Group, a universidade tem como objetivo “formar boas pessoas e bons profissionais para terem um impacto positivo no mundo”. Díaz afirmou também que o programa Work Academy quebra o paradigma na relação entre a universidade e a empresa. “Para nós, tem sido um percurso de aprendizagem. As competências em temas como a comunicação, a liderança ou o autoconhecimento, as competências de poder, estão na base do ensino superior, estão incluídas nos currículos, mas o difícil não é falar de algo, mas torná-lo possível. E é aí que temos um caminho a percorrer”, observou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PwC lança “Work Academy”, um projeto pioneiro na Europa que certifica a formação dos seus profissionais
{{ noCommentsLabel }}